segunda-feira, 3 de maio de 2010

Porto X Benfica (o antes, o durante e o depois)

Muito se falou na semana que antecedeu o clássico. E vamos ter tema para o resto desta semana, é seguro que sim. Um jogo que mexia com o orgulho dos jogadores do Porto, os próprios o confirmaram e um jogo que poderia ter dado o título ao Benfica, mas não deu.
Antes da partida actos de violência. Continua a acontecer. De quem é a culpa? Das autoridades...e enquanto estes não conseguirem por cobro a estas situações isto vai voltar e continuar a acontecer, quer a Norte, quer no Centro, quer a Sul. É incrível que as autoridades não consigam fazer o seu trabalho, limpinho, de ínicio ao fim, recebendo os elogios por parte de todos, e que não hajam histórias destas para contar. Penso que só se fará alguma coisa a sério quando uma tragédia acontecer, e aí vai ser tarde e vamos andar todos a lamentar. A seguir às bolas de golfe virão outros objectos, com toda a certeza.
Durante a partida os insultos, já normais, entre claques e adeptos. Mais do mesmo...que "bonito" espectáculo!!! Dentro das quatro linhas um árbitro, que no final do jogo foi criticado por ambos, que mostrou aquilo que já se sabia, é fraco, muito fraco. Amarelos a torto e a direito, penalties por marcar para ambos os lados, uma expulsão a Fucile e mais tarde não faz o mesmo a Di Maria num lance igual (simular um penalti), uma arrogância atroz...gostei muito de o ver a aconselhar calma aos jogadores quando o mais nervoso em campo era ele, enfim, um emaranhado de erros, de equivocos, de decisões lamentáveis e que prejudicaram o espectáculo. Como é possível este árbitro ir ao Mundial? Como bem disse Jesualdo no final, se for apitar assim para a África do Sul só apita um jogo.
No final da partida registei o facto de um nervosismo excessivo de Jesualdo Ferreira no "flash interview". Para quê este tom? Para quê esta arrogância? Para quê? O que é que o move para ter sempre este tipo de atitudes? Não percebo...mas aceito. São atitudes...e cada um tem as suas.
Penso que acima de tudo devo deixar uma palavra de elogio aos jogadores. Perante tudo o que envolveu este jogo e o estado de nervos com que deviam estar o jogo correu bem. Foi disputado, duas grandes equipas, em que uma foi melhor que a outra, e venceu, com todo o mérito.

Sem comentários: