terça-feira, 25 de maio de 2010

Liga Sagres - 4º Sporting


Época desastrosa para os leões. Não pelo 4º lugar, perante as performances de Benfica, Braga e Porto, é uma posição que não deixa de ser normal. No entanto tudo o que o Sporting mostrou, ou não mostrou, foi de facto constrangedor. Pouco futebol, pouca vontade, muitos casos, muita confusão. Saiu Paulo Bento, Carvalhal é apresentado através de uma entrevista no site do clube, a confusão entre Sá Pinto e Liedson, Costinha entra a "matar" e parece precipitar-se em todas as suas acções, o Presidente não parece capaz de aguentar as pressões, enfim, todo um emaranhado de situações que dificultaram a vida ao clube quando o que se precisava era de estabilidade. Ficou à mostra de toda a gente que quem andava a "segurar o barco" era Paulo Bento. Quando saiu mais ninguém o conseguiu fazer. Afinal ele tinha razão ao não convocar Vukcevic, ao dispensar Stojkovic, ao dar o peito às balas pois ninguém o fazia. Mas os sócio não percebem e forçaram a saída do treinador. Depois, aconteceu isto. Mau demais para ser verdade. Jogadores sem vontade, jogadores que já não têm a cabeça em Alvalade, uma completa instabilidade dentro e fora do clube.
Moutinho e Veloso mostraram bem que Alvalade já não os satisfaz, sistematicamente o clube está a adiar qualquer coisa e, para continuar com jogadores insatisfeitos, mais vale vendê-los. Depois as novelas Vukcevic e Izmailov...sem mais comentários.
E lá foi, até ao fim, Carlos Carvalhal tentando disfarçar o indisfarçável.
Neste momento o Sporting, quer em termos de organização quer em termos de futebol, está na posição certa, a 4º, pois o Braga parece ter ultrapassado os leões nestas duas vertentes. Ou se começam a alinhavar estruturas directiva e futebolística ou o futuro não vai ser risonho para os lados de Alvalade.


A figura: Miguel Veloso. Apesar de a vontade em sair ser grande, nem assim Miguel Veloso deixou de ser profissional (ao contrário do que já se havia passado antes) e dignificar a camisola verde e branca. Muito boa época para o Internacional Português, quase sempre o melhor da equipa. A defesa esquerdo, na posição 6, ou a jogar pelo flanco esquerdo Miguel Veloso mostrou agora muito mais maturidade e parece pronto para, finalmente, dar o tão desejado salto. Fala-se de Fiorentina, Inter de Milão e que Mourinho o quer levar consigo para Madrid. A ver vamos mas, muito dificilmente ficará em Alvalade.



As desilusões: Vukcevic e Polga. O 1º mostrou porque o Saturn prescindiu dos seus serviços e porque Paulo Bento o deixava de fora dos convocados durante grande parte da época passada. Não estou lá dentro mas, a falta de entrega e dedicação e aplicação deste jogador devem ser uma constante. Uma das desilusões da temporada. Não jogou...nada, muito fraco e pouco profissional, num clube que tanto apostou em si.
Por outro lado tinha que pôr como desilusão Anderson Polga, também. Um dos jogadores mais bem pagos do plantel, Campeão do Mundo pelo seu país, parece que não tem muito mais para dar, além do seu profissionalismo e, provavelmente, experiência no balneário. Foi por demais evidente a falta de frescura física, a sua lentidão, as inúmeras bolas que perde de cabeça, os adversários que lhe fogem, a diferença que já não faz. Se tivesse que tomar uma decisão acerca do futuro deste jogador...estava mais que dispensado.

Sem comentários: