terça-feira, 25 de maio de 2010

Liga Sagres - 6º Vitória de Guimarães


O Vitória acabou por ser um dos derrotados da temporada. Após a saída de Nelo vingada deu-se a chegada de Paulo Sérgio. Um óptimo trabalho do ex-treinador do Paços levou o Vitória ao 6º lugar. Trabalho meritório, com a equipa a mostrar-se mais solta, mais dinâmica e mais organizada.
E referi o Vitória como um dos derrotados porque a presença na Liga Europa era, quase, um dado assegurado. A 5 jornadas do final da Liga falava-se da luta entre Sporting e Guimarães pelo 4º lugar mas a verdade é que depois de alguns precalços e com a derrota, caseira, na última jornada frente ao Marítimo, os do Minho ficaram fora da Europa. Falhou um dos objectivos e muitos criticaram o treinador, não pelo seu trabalho, mas pelo anúncio antes de tempo e dentro da "Casa Vitoriana" da sua transferência para o Sporting. Falhou o objectivo mas para a próxima temporada vamos ter o Vitória novamente na luta e bastante forte. O regresso de Manuel Machado é isso que deixa antever.


Destaque: Nuno Assis. Grande temporada para Nuno Assis, dos melhores do nosso Campeonato. Penso que a sua não-convocatória para o Mundial é uma das injustiças cometidas por Carlos Queiroz. Grande jogador, já todos o sabíamos. Mas quando muito pensavam que, ao ser dispensado do Benfica, Nuno Assis iria para Guimarães para jogar 1 ou 2 temporadas antes de arrumar as botas o nº 10 Vitoriano faz aquela que, muito provavelmente, foi a sua melhor época de sempre. A jogar, a assistir, a marcar, a correr. Incrível o que Nuno Assis fez este ano, insuficiente, no entanto, para atingir os objectivos a que propunha. Individualmente, falha o Mundial. Colectivamente, falha o acesso às provas Europeias.


Desilusão: Douglas. Esperava-se deste possante avançado uma maior veia goleadora. Nada disso aconteceu. Muitas vezes as opções até recaíram sobre Marquinho e Roberto. Douglas não se conseguiu impôr quando muitos apostavam nele. Aparenta ter tudo o que um avançado precisa, estampa física, mexido, com pontapé forte, alto...no entanto as coisas não correram pelo melhor. Para já, fica muito aquém de nomes como Paulinho Cascavél ou Ziad, grandes avançados do Vitória.

Sem comentários: