terça-feira, 25 de maio de 2010

Liga Sagres - 5º Marítimo


O Marítimo acabou por ser um dos vencedores da época. Quando ninguém "dava nada por eles" eis que uma vitória em Guimarães na última jornada os qualifica para a Liga Europa. Nem mesmo o Presidente maritímista parecia acreditar nesta equipa e respectiva equipa técnica e já se especulava sobre o sucessor de Van der Gaag. Van der Gaag que já havia elogiado aqui no Blog. Escola Holandesa, bons princípios, futebol aberto, sempre com muita gente a atacar e com defesas fortes na marcação. Um bom treinador que, estando perto da saída, consegue desta maneira ver o seu vínculo renovado e levar a equipa que qualificou às provas Europeias. Bem merecido para Mitchel van der Gaag.
Vários foram os destaques nesta equipa. Baba, um dos que mais deu nas vistas parece estar de saída. Deportivo da Corunha e Rennes estão no encalce no jogador e um encaixe financeiro entre os 3 e os 4 Milhões de €´s parece garantido para os cofres dos verde-rubros.
Além desta vitória que foi a qualificação para a Liga Europa o Marítimo venceu o "Campeonato da Madeida" ficando à frente do Nacional, coisa que já não acontecia há algum tempo fruto do crescimento sustentato da equipa presidida por Rui Alves.


A figura: Kléber. Podia ser Baba, mas os golos decisivos deste avançado Brasileiro contribuiram para o considerar a figura principal do Marítimo 2009/2010. Avançado jovem e com escola, Kléber mostrou-se um "matador", ficando ainda com os louros de ter "posto" o Marítimo na Europa depois dos 2 golos que marcou em Guimarães. Um jogador a ter em atenção. Mais uma época deste género e confirma-se que temos jogador...para mais altos voos.


A desilusão: Cláudio Pitbull. No Porto desiludiu, no Setúbal encantou as gentes do Sado, saiu para o estrangeiro e regressa ao nosso Campeonato para representar o Marítimo. Nunca conseguiu ser o Pitbull do Grêmio e do Setúbal, aquele jogador explosivo e decisivo que levou o Vitória Sadino à conquista da Taça da Liga. Muito pobre a sua performance para aquilo que estavamos à espera. O Marítimo parecia ser um bom clube para Pitbull "desatar" a jogar à bola mas...tal não aconteceu.

Sem comentários: