quarta-feira, 26 de maio de 2010

Liga Sagres - 2º Sporting de Braga


Super Braga, é o que se pode dizer do clube Minhoto. Grande campanha, a melhor de sempre, a melhor da história do clube. Domingos Paciência, que sucedeu a Jorge Jesus, nem começou bem a temporada mas, com a eliminação das provas Europeias, a única e principal prioridade do Braga passou a ser a Liga. A partir daí tivemos sempre Braga lá na frente. Ganhou 22 dos 30 jogos (mais 5 empates e somente 3 derrotas) e embora os golos marcados (48) não sejam um grande marco os 20 golos sofridos (melhor defesa, a par do Benfica) mostraram a grande qualidade desta equipa. Um óptimo guarda-redes, uma defesa compacta, um meio campo experiente e bons e rodados avançados. Um óptimo conjunto a que se juntou um treinador jovem e ambicioso e um Presidente que sabe o que faz e que põe o Clube acima de outros interesses.
O Braga lutou até à última jornada. Acabou a 5 pontos do Campeão no entanto foi só no final que se deu por vencido, embora sejam também uns grandes vencedores este ano. Os Guerreiros do Minho foram bravos, foram isso mesmo, guerreiros e mostraram que a ambição e força de vontade ultrapassam muita coisa. Parabéns ao Braga, grande campanha 2009/2010.


A figura: Moisés. Poderiam ser vários, Eduardo, Alan, Hugo Viana, Mossoró, etc, mas escolhi Moisés. Grande jogador, mostrou-se um líder na defesa "Arsenalista". Sempre com grande tranquilidade, grande sentido posicional e marcações acertivas, a presença Moisés foi uma das causas para que o Braga tenha sido a melhor defesa do Campeonato. Grande jogador (ele que já treinou no Sporting, estando no entanto impedido de jogar internacionalmente). Quando se fala em Rodriguez, em Lazzaretti, não percebo porque esperam os grandes para apostar neste grande central, já um dos Capitães do Sporting de Braga. Para mim o expoente máximo da equipa.


A desilusão: Adriano. Às vezes criticamos certas atitudes de clubes para com os jogadores, muita gente o fez em relação ao Porto quando "afastou" Adriano. Não se percebia muito bem sendo o avançado brasileiro um marcador de golos. Pois é, a verdade é que nem no Porto, nem no Braga Adriano consegue voltar à ribalta. Muitos problemas, a nível pessoal e de integração em grupo, deve ter o jogador. Não se percebe de facto o apagamento deste jogador. Quando se pensava que seria aposta em Braga eis que Adriano, praticamente, não conta para Domingos. Por vezes há jogadores que passam ao lado de uma boa carreira.

Sem comentários: