terça-feira, 25 de maio de 2010

Liga Sagres - 3º FC Porto


O Campeão foi destronado. Após 4 Campeonatos, 3 dos quais sob a batuta de Jesualdo Ferreira o Porto passa o título de Campeão. Época frustrante e com uma classificação nada habitual para o clube nos últimos anos. Se tivessem começado a temporada como a terminaram andariam na luta, assim ficaram a assistir ao despique entre Benfica e Braga. O Porto não foi forte o suficiente para lutar pelo título. Já se sabe que quem luta pelo título não pode ceder pontos em casa, principalmente contra equipas como o Belenenses, o Olhanense e o Paços de Ferreira. Fora a performance Portista também não foi tão regular no entanto os jogos em casa costumam ser fulcrais. Esperava-se mais da equipa e esperava-se mais de muitos jogadores. Jesualdo falhou por vezes. Bruno Alves e Raul Meireles, por exemplo, foram uma sombra deles mesmo. Não é também costume, como aconteceu com Rúben Micael, um jogador chegar e ser a figura, principalmente de uma zona do campo como é a do meio campo. Na baliza várias alternâncias, no meio campo o mesmo, e já se sabe uma equipa que luta pelo título não pode ter tantas oscilações nem alterações. Jesualdo está de saída, ainda não se sabe quem entra, no entanto é certo que para a temporada 2010/2011 teremos um Porto, de novo, a lutar para recuperar o título de Campeão Nacional.


A figura: Falcao. Era impossível não o escolher como figura do Porto 2009/2010. Grande jogador, grande avançado, grande profissional, é destes que precisamos no nosso Campeonato. 25 golos na Liga, 2º atrás de Cardozo, Radamel Falcao mostrou-se ao nosso país. Já tinha ouvido falar deste jogador mas não estaria à espera desta performance do avançado Colombiano, ainda por cima na sua primeira época de dragão ao peito. Uma pérola, que o Porto "roubou" ao Benfica. Ainda tem muito para dar ao clube e ao nosso futebol e por isso mesmo estamos ansiosos por o ver jogar na próxima época.


A desilusão: Fucile. Foi a figura menos do Porto deste ano. Ora lesionado, ora sem ritmo não foi o mesmo Fucile que conhecíamos, um lateral rápido, agressivo, sempre dedicado, nada do que se passou este ano. Considerado um indiscutível na defesa Portista Fucile nada beneficiou com este facto. Mal recuperava de uma lesão (teve várias) Jesualdo lançava-o às feras sem nunca estar a 100%, o que também não o ajudou em nada. Teve o ponto mais baixo na derrota pesada em Londres frente ao Arsenal e desde aí deixou de ter lugar cativo na equipa, como que perdeu a confiança do treinador que passou a apostar em Miguel Lopes. Diz-se que está de saída, não sairá pela porta grande mas também penso que o Porto não o soube valorizar devidamente.

Sem comentários: