terça-feira, 25 de maio de 2010

Liga Sagres - 7º Nacional da Madeira


O Nacional passou por uma época atribulada. Com o seu treinador internado e em cuidados o clube da Choupana teve momentos em que passou por dificuldades, animicas principalmente. No entanto, com um grupo de bons jogadores (Rui Alves sabe o que faz) e uma equipa estabilizada o Nacional lá retomou a normalidade e com o regresso de Machado ao banco a equipa ainda lutou pelo acesso à Liga Europa. Quase que faria uma aposta, se não tem acontecido o que aconteceu ao treinador o Nacional teria lutato pelo 4º lugar com o Sporting, mas a verdade é que nunca o saberemos.
Outro factor que contribuiu para um abaixamento de forma da equipa foi a saída, a meio da época, de Ruben Micael para o FC Porto. Grandes exibições do médio madeirense levaram ao interesse do Sporting, mas o Porto adiantou-se e levou Micael para o Dragão.
Época onde, e mais uma vez, se mostraram bons valores, Felipe Lopes, Halliche, Edgar Silva, Leandro Salino, Luis Alberto, Pecnik, João Aurélio, etc, etc, etc. O Nacional tem uma estrutura muito bem montada e com a astúcia do seu Presidente as boas temporadas estão para continuar, agora com Jokanovic no banco de suplentes.


Destaque: Bracalli. Podia destacar qualquer um dos nomes que referi acima, no entanto escolho como figura do Nacional o guardião Brasileiro. Óptima temporada, a temporada de afirmação definitiva e a querer dizer que está pronto para dar o salto, seja cá em Portugal seja para o estrangeiro (como aconteceu antes com Diego Benaglio). Grandes exibições, quer na fase boa quer na fase onde a equipa passou por maiores dificulades, Rafael Bracalli é um daqueles guarda-redes que dá segurança à sua defesa e à sua equipa. Muito bom, de facto. Será que vai dar o salto?


Desilusão: Amuneke. Foi para mim a desilução da equipa porque sempre o considerei como o grande reforço para a nova época. Pensei que após as experiência passadas em Portugal e fora do nosso país estava no ponto certo para vir para um clube "lançador" de talentos como é o Nacional. Enganei-me, Amuneke pouco jogou e não deslumbrou. Apesar de tudo continuo a acreditar nele como sendo um óptimo extremo esquerdo.

Sem comentários: