segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mundial - Quase no(a) Final

Após grandes desilusões, Portugal, Brasil, França, Itália, Argentina e mesmo depois de as minhas apostas para "surpresas" do Munidal Nigéria, Chile, Estados Unidos serem eliminadas (a única surpresa em quem acertei foi mesmo o Uruguai) eis que estamos prestes a finalizar mais um Mundial.
Meias-Finais, com um Uruguai x Holanda e com um Alemanha x Espanha. O que dizer destes jogos? A Espanha finalmente resulta num Mundial, após tantas e tantas desilusões. A Alemanha sempre firme neste tipo de evento prepara-se, e se vencer é justamente que o faz, para mais uma Final. Os Germânicos são a equipa que melhor futebol apresenta, mas, normalmente, quem joga melhor não ganha. Será que vai acontecer de novo? Mas para já são quem mais merece. Despachar a Inglaterra (mesmo com o golo anulado aos Ingleses) e a Argentina com "chapa-quatro" é para muito poucos. Será que Low tem o antídoto para o jogo Espanhol? Com maiores ou menores dificuldades a Espanha lá vai vencendo. É a equipa mais equilibrada do Mundo, aquela que mesmo que as coisas não estejam a correr bem não se enerva, é sem dúvida a equipa mais madura, no panorama actual do futebol mundial. Uma incógnita de facto o que se passará neste jogo. Um jogo a não perder. É sempre arriscado dizer mas, quem vencer esta meia-final deverá ser o próximo Campeão do Mundo.
No outro jogo, se já podemos considerar uma meia-surpresa a Holanda chegar tão longe, o que dizer do Uruguai. Apesar de considerar que o Uruguai poderia fazer um bom Campeonato do Mundo não é fácil chegar às meias-finais. Mas lá está, no futebol muitas vezes a sorte também conta e no último jogo contra o Gana os celestes tiveram a sorte de Asamoah falhar um penalti ao minuto 120...Será que a sorte vai continuar com eles? Têm Forlán, mas não vão contar com Suarez e Fucile. Será preciso sorte a mais. Penso que a Holanda passará. Com Sneijder, Robben, Van der Vaart, Van Persie, Huntelaar ou qualquer outro médio ou avançado Holandês os golos laranjas vão aparecer e a Holanda, penso, estará na sua 3ª Final de um Mundial. E aí, será que à 3ª é de vez?
Sobre a nossa selecção só comentar o que já se esperava após a nossa eliminação. Por cá, ou os Portugueses, falam muito a quente, tem os nervos muito "à flor da pele". Depois das trocas de mimos, das críticas, das ofensas, de tanta coisa que foi dita está tudo calmo, muito mais calmo e já não se houve ninguém a falar mal de Queiroz, de Madaíl, de Ronaldo, etc, etc, etc. As pessoas viram que realmente não foi assim tão humilhante o que nos aconteceu. Afinal em quatro jogos que disputamos tivemos três de elevado grau de dificuldade...e perder com a Espanha...tá tudo dito. A Holanda, por exemplo, está nas meias-finais e até agora teve 1 jogo dito díficil, nos quartos-de final com o Brasil.
No entanto, e agora que já passou algum tempo, os ânimos estão mais calmos, penso que se devia pensar a sério sobre a manutenção de Queiroz. Talvez o melhor seja mesmo a saída do professor. São muitos casos, muita polémica junta, começa a haver desunião dentro do grupo, está-se a falar demais...quando se fala demais, quando as justificações começam a aparecer constantemente...assim é melhor sair já...porque, mais cedo ou mais tarde e se isto continua assim, vai acabar mesmo por sair. O ínicio da qualificação para o Euro 2012 está à porta e esta é a altura ideal para o fazer, não colocando nada em risco para a nossa selecção. Se Queiroz continuar resta-nos, como já fizemos antes, continuar a torcer (mas já não é com a mesma força).

Sem comentários: