terça-feira, 6 de julho de 2010

Benfica 2010-2011

No Benfica também algumas indefinições. Acredito que Fábio Coentrão não saia, mas Cardozo ou David Luiz ou mesmo ambos poderão deixar a Luz.
Jorge Jesus quer mais 2 ou 3 reforços e concordo plenamente.
A baliza está entregue a Roberto, Moreira e Júlio César.
Defesas laterais, do lado direito Maxi Pereira e Rúben Amorim têm ocupado o lugar, mas com o Uruguaio ainda no Mundial e Amorim ainda condicionado acredito que Jesus vai dar oportunidades a Luís Filipe (que no ano passado só jogou cerca de 15 minutos frente ao Porto), melhor, vai ter mesmo que dar. Do lado esquerdo penso que temos aqui um dos casos de dúvida. O que deve fazer o Benfica, comprar um lateral ou um extremo? O ideal seria adquirir um jogador para cada posição. Atrás César Peixoto é muito dado a lesões e condicionalismos físicos e na frente Gaitan é uma incógnita. Não é por custar 8,5 M € que é garantia de qualidade. Por isso mesmo talvez fosse buscar, em alternativa a um extremo, mais um lateral esquerdo, adiantando Fábio Coentrão que já demostrou por mais que uma vez que aquele também pode ser o seu lugar.
No eixo da defesa, a dúvida da manutenção de David Luiz. Apesar de neste momento contar com 5 centrais, e de anteriormente achar que o jovem, de grande qualidade, Miguel Vitor, deveria rodar, neste momento já mudei um pouco de ideia. Com tantas e tão longas competições são necessários estes 5 centrais, David Luiz, Luisão, Sidnei, Miguel Vitor e Fábio Faria, 5 jogadores que dão segurança ao sector mais recuado dos encarnados. Caso David Luiz saia...aí sim, já temos que ver as coisas de outra maneira.
No meio campo, Javi Garcia, Airton, Ramires, Amorim, Aimar, Carlos Martins e Felipe Menezes (penso que também deveria ficar no plantel) são as opções suficientes para para enfrentar as ofensivas adversárias.
Na ala esquerda, já que o Benfica não aposta declaradamente num extremo direito (um erro quanto a mim, deveria ter uma opção para este lugar, há jogos em que pode ser necessário mudar e...Urreta seria o nome ideal mas pelos vistos Jesus não conta mesmo com ele e o jovem Uruguaio já seguiu para a Corunha), Gáitan não é sinónimo de garantias. Um jovem, que vem de outro Campeonato, de outro Continente, e que não está habituado a tantas exigências, é pouco provavél que faça a diferença, de caras, ou pelo menos ao longo de toda a temporada. É preciso uma alternativa mais viavél, com mais experiência, ou então como referi antes, adiantar Coentrão e reforçar a lateral esquerda.
Lá na frente, com a possibilidade da venda de Cardozo as coisas preocupam mais. Há quantidade, é certo, mas a qualidade, pelo menos aquela que faz a diferença e que decide, não é muita. Weldon, Jara, Nuno Gomes, Kardec e mesmo Mantorras não são mais que alternativas aos titulares. Neste momento só Saviola tem qualidade acima da média. Se Cardozo ficar as coisas voltam a ficar estáveis, contudo se o Paraguaio sair mesmo acredito que já hajam nomes em carteira. A ver vamos.
O Benfica enfrenta este ano uma época exigente mas, esperemos, que ninguém se queixe disso pois estar na frente significa este tipo de obrigações. No entanto para estar tudo a postos têm que se clarificar saídas e respectivas entradas. Por esta altura, na temporada passada, as coisas já estavam mais afinadas. São precisas definições, afinal...falta 1 mês para começar a temporada oficial.

Sem comentários: