segunda-feira, 12 de julho de 2010

avançados - Gabriel Omar Batistuta


BATIGOL, nome de guerra de um dos melhores avançados que vi jogar. Poderio físico impressionante, faro pelo golo, bom jogo aéreo e remate fulminante...era um craque.
Jogou com Rui Costa na Fiorentina, Rui era o Príncipe de Florença enquanto Gabriel o Rei!!!
Golos e mais golos marcaram a sua carreira. Contam-se 310 em jogos oficiais. Batistuta começou no Newell´s Old Boys, passou para o River Plate e depois para o Boca. A sua enorme qualidade aguçou o apetite de clubes Europeus e...emigrou...rumou a Florença. Na Fiorentina viveu anos tormentosos e gloriosos. Esteve na Serie B mas depois de subir ao 1º escalão do futebol Italiano ajudou, e muito, a colocar a Fiorentina no Top dos clubes Italianos. É certo que não venceu nenhum Campeonato Italiano mas os Viola eram presença assídua na luta pelo título e fora de portas faziam óptimas campanhas Europeias. Após muitos anos ao serviço da Fiorentina transferiu-se para a Roma. Treinado por Fabio Capello e fazendo parte de uma grande equipa conseguiu, finalmente, o tão ansiado Scudetto. Já o merecia. Entretanto ainda jogou uma temporada no Inter, por empréstimo dos Romanos, e para terminar a sua bela carreira rumou ao Qatar onde jogou no Al-Arabi (marcou 30 golos em 22 jogos).
Quanto a títulos, 3 Campeonatos (ou 4 se juntarmos a Serie B que conquistou pela Fiorentina). Foi campeão pelo Newell´s no começo da sua carreira, Campeão pela Roma e Campeão da Liga do Qatar. Pela Fiorentina venceu uma Taça de Itália.
Um líder, um grande jogador, um avançado de classe Mundial...um jogador consensual, daqueles que deixa muitas saudades.










Sem comentários: