terça-feira, 6 de julho de 2010

Jornais - Meio de Comunicação ou de Promoção?

Com as notícias que vamos vendo ao longo da época, mas sobretudo durante esta fase de defeso, parece que se querem encher as páginas dos jornais com notícias que, como costumamos dizer, "é pa vender jornais". Sabemos também algumas influências dos clubes e de alguns empresários em certos e determinados jornais, às vezes há jogadores que são feitos pela imprensa ou até alguns que acabam por rumar a outras paragens que começam a ser vendidos pela imprensa escrita. Tudo isto é verdade. Mas penso que também não há necessidade de exagerar.
Os jogadores que têm aparecido ao longo da pré-época como possíveis aquisições por parte dos grandes atingem um número...inimaginavél. Nem vale a pena dar-nos ao trabalho de ir analisar esses números. Mas já no sentido inverso, ou seja jogadores que foram manchetes ou que foi noticiada a sua saída para "o estrangeiro" também apareceram em bom número, ora vejamos.

Do Benfica, Moreira teve para ir para o Sporting ou Inglaterra. Ramires, para Inter, Real Madrid, Milão, Man City, etc, David Luiz para Real Madrid, Man City, entre outros, Coentrão para o Bayern e para o Real Madrid (onde era exigência de Mourinho), Cardozo para Inglaterra, Luisão para o Atlético de Madrid e agora para a Roma, Saviola para o Tottenham, Di Maria para Man Utd, Chelsea, Barcelona e Real Madrid e até por Roberto, que chegou à pouco mais de uma semana, já há propostas.

No Porto, Bruno Alves já foi dado como reforço do Barcelona, do Lyon e do Marselha. Fucile estava dado como vendido para Espanha, Falcao iria para o Tottenham, Farias regressava ao seu país ou iria para o Brasil, Fernando para a Fiorentina, Ukra para o Newcastle e até por Ruben Micael o Porto rejeitou agora uma proposta do Gijón.

De Alvalade sairiam Carriço para o Atlético de Madrid, Polga para o Palmeiras, Grimi para a Udinese, Moutinho voltava a interessar ao Everton (afinal segundo Bettencourt era mentira), Veloso entre Fiorentina, Inter e Real Madrid, Vukcevic sairia para vários sítios também, Izmailov para a Rússia e ontem estaria a caminho do Porto e Tonel, entre Inglaterra, Rangers e Galatasaray.

De facto são muitas linhas, muita tinta e muito papel gasto e...na prática...nada.
Até agora só mesmo di Maria saiu (os jornais tanto insistiram e tanto o promoveram que o Argentino lá foi mesmo vendido) e algo distante dos tão apreogados 40 M €. O resto são tudo...nem sei o que lhes chamar!!!
Parece que temos nos jornais desportivos nacionais nada mais do que um meio promocional de jogadores porque, pelos vistos tudo o que aparece...nada acontece.

Sem comentários: