terça-feira, 6 de julho de 2010

Selecções no Mundial - O caso mais preocupante

A Inglaterra é para mim o caso mais preocupante de todas as selecções que marcaram presença no Mundial. Apesar do caso da França e da eliminação da Itália, a Inglaterra poderá passar por tempos difíceis. É certo que em Inglaterra não há muito a tradição de os jogadores abandonarem a carreira internacional ao serviço do seu país, no entanto dos 23 eleitos por Cappelo para este certame a verdade é que há muitos que poderão ter feito a sua última grande aparição. A idade começa a apertar, ora vejamos:

David James está perto dos 40 e a jogar na 2ª divisão já não deve ser mais chamado. John Terry tem 29 anos, ainda deve jogar o Euro 2012 mas mais um Mundial é pouco provavél. Ashley Cole, de 29 anos também, apresenta uma situação idêntica. Lampard já está com 32 anos, será que com 34 ainda vai ao Europeu da Polónia e Ucrânia? Upson o central que jogou ao lado de Terry tem 31 anos e também deve ter o seu tempo contado ao serviço da selecção. Gerrard tem 30 anos. É um jogador formídavel mas só deverá jogar mais um Europeu. Depois temos Carragher com 32, Carrick com 29, Rio Ferdinand com 31, Crouch com 29, Joe Cole também 29 e Heskey com 32 anos.

São 14 os nomes que aqui referi...mais de metade dos convocados pelo treinador Italiano. A preocupação assenta essencialmente na renovação que será tão necessária como inevitável fazer na selecção Inglesa. E como cada vez mais o número de jogadores estrangeiros aumenta na Premier League...é altura para reflecção.
São vários jogadores que podem deixar de aparecer na lista Inglesa. Jogadores que a nível Internacional, de selecções, nada conseguiram vencer. Foram as eliminações contra Portugal no Euro 2004 e no Mundial 2006 e foi o falhanço na qualificação para o Euro 2008 (A Inglaterra perdeu em Wembley frente à Croácia por 3-2 quando apenas precisava de um empate para se qualificar). São casos de grandíssimos jogadores que nada venceram...mas também não é caso único.

A renovação na selecção Inglesa é urgente, precisa-se de gente nova, confiante, não desgastada por escândalos e derrotas sucessivas. Esse é o próximo trabalho, árduo, de Cappelo.

Sem comentários: