segunda-feira, 19 de julho de 2010

Pré-Época - Porto

Parece estar no caminho certo. O Porto com estrutura técnica nova e jogadores novos está a fazer aquilo que deve fazer. Começar a fazer uma equipa, mas com bases sólidas, deste trás, desde a sua rectaguarda. E é verdade que em pouco tempo esssa estrutura parece estar mesmo a solidificar-se. Ontem contra o Ajax uma defesa toda nova. Maicon (que pouco jogou no Porto até agora), Sereno, Sapunaru e Emídio Rafael. E mesmo sem Fernando à frente (jogou Tomás Costa) estes 4 da rectaguarda deram conta do recado. E têm dado. Até agora a defesa do Porto tem-se mostrado díficil de ultrapassar, como quase sempre o é. Boa estrutura montada por Villas Boas. Com Moutinho a integrar-se bem no meio campo e a assumir-se o patrão do meio campo azul e branco, a equipa do Porto já mostra algumas coisas boas, isto tudo sem os Internacionais. Fucile, Álvaro Pereira, Bruno Alves, Raúl Meireles e Rolando ainda estão de férias e serão, se não forem para outras paragens, elementos que, a juntar aos que já estão, farão com certeza uma equipa que andará lá em cima, longe dos equívocos do ano passado.

Positivo: Hulk. Volta e volta em grande. Cada resumo que vejo só aparece o avançado Portista disparado, com a bola nos pés, pronto para rematar ou assistir um companheiro. Pode ser a figura do Campeonato. No entanto o facto de jogar quase "de raiva" pelo sucedido na época anterior pode também ser prejudicial.

Helton. Continua, até prova em contrário, a ser o melhor guarda-redes a actuar no nosso Campeonato. Muito importante na estabilidade da equipa, na liderança da sua, nova, defesa. Não é um guarda-redes de Top Mundial mas é um grande guarda-redes.

Negativo: Também alguma indefinição sobre quem sai ou fica, principalmente Raul Meireles e Bruno Alves, que já manifestaram as suas intenções. São jogadores importantes naquilo que é o Porto e por isso mesmo é importante esta clarificação.

Os Argentinos. À excepção de Belluchi, e vamos ver se Meireles sai ou não, a "época do tango" parece estar a terminar no Dragão.

Sem comentários: