quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mundial 2010 - 1ª Jornada

Terminou por volta das 17 horas de hoje a 1ª jornada do Campeonato do Mundo 2010. O que se pode dizer sobre estes primeiros 16 jogos? Para nós Portugueses uma pequena desilusão (a maior virá se não conseguirmos levar a melhor sobre a Coreia do Norte e ainda mais se não nos qualificarmos para a 2ª fase). No resto dos jogos, pessoalmente, acho uma desilusão bastante grande, tirando um ou outro caso.
Apenas 25 golos, a pior média de sempre, pouco espectáculo, poucos momentos brilhantes. Sendo justo, o que se tem visto de melhor até ao momento são mesmo as arbitragens. Um único erro, mais grave, ajuda ao elogio aos juízes presentes neste Mundial. Como nem sempre acontece...convém realçar.
Grandes desilusões, a Espanha que perde, surpreendentemente, com a Suiça, a Inglaterra que não conseguiu bater a Inglaterra, Portugal que pouco mostrou frente à Costa do Marfim, e a Itália que se deu por feliz por conseguir empatar com o Paraguai. Não incluo aqui a França porque já nos vem habituando a espectáculos tristes, fazendo o mesmo frente ao Uruguai (como é possível manter Domenech a treinar tão bons jogadores?!).
Confirmações e boas prestações só mesmo da Alemanha, uma das minhas favoritas a par do Brasil. Apresenta uma equipa jovem, misturada com alguma experiência, com bom jogo pelo chão, jogadores com boa técnica, rápidos e como arma secreta apresenta, na minha opinião, o melhor jogo aéreo deste Campeonato. Um forte candidato que na 1ª partida bateu a Austrália por 4-0, nada de transcendente mas digno de registo.
Depois, vitórias naturais do Brasil e da Holanda.
Aposto em algumas surpresas, pelo que vi até hoje. O Uruguai, com bons jogadores e finalmente um bom conjunto, na Nigéria que se conseguir ultrapassar a Coreia do Sul poderá ser a melhor selecção do continente negro, nos Estados Unidos, formado por vários jogadores que actuam na Europa e que dispõem de grande capacidade de resistência e no Chile, que pelos vistos manterá com Espanha e Suiça uma forte luta pela qualificação.
Individualmente também um Campeonato muito fraco. Ainda não vi nenhum jogador que me tenha enchido as medidas. Fiquei surpreendido com Tshabalala, que não conhecia (actua no Kaizer Chiefs), gostei de Enyeama, o guarda-redes Nigeriano que actua no Campeonato Israelita, mas pouco mais. Tivemos bons jogos por parte de Messi, de Cristiano Ronaldo, de Ozil, e mais um ou outro mas nada de espectacular.
Espera-se muito mais quer a nível individual quer a nível colectivo. Que coisa tão pobrezinha até agora.
Quanto à nossa selecção começo a ficar preocupado, um empate com a Costa do Marfim é sempre algo que pode acontecer, ainda não perdemos nada, mas já se está a falar demais, já começa a haver demasiada pressão, demasiada confusão à volta de treinador e jogadores e, já se sabe, quando isto acontece... É preciso falar menos e jogar mais. É preciso muito mais dedicação, mais raça, mais vontade de representar o nosso país...senão, não vamos lá. Mas vamos lá...acredito...Força Portugal!!!
Só uma última linha para fazer um pedido...calem-me essas cornetas irritantes!!!

Sem comentários: