terça-feira, 6 de julho de 2010

FC Porto 2010-2011

Título perdido, tropas reunidas, desde cima até abaixo na estrutura. Há que renovar, sem revolucionar. Há que ter nova ambição. O 3º lugar da época transacta a isso obriga e é isso que o Porto, e bem, está a fazer.
Neste momento há ainda algumas situações para resolver. A maior parte delas são casos de jogadores que não deverão caber no plantel. Qual o futuro de Tomás Costa, de Valeri e de Farías? É nisso que os azuis e brancos deverão estar a trabalhar.
Quanto a vendas há ainda as duas, conhecidas por toda a gente, que podem muito provavelmente acontecer. Se a saída de Raul Meireles parece estar acautelada com a contratação do ex-capitão do Sporting (o que provavelmente levaria à manutenção de Tomás Costa no plantel), já a eventual saída do capitão Bruno Alves obrigaria a um esforço maior por parte da SAD Portista. Fala-se que Alberto Rodriguez, central peruano do Braga, está à porta esperando só a saida do Internacional Português, mas, sinceramente se Bruno sair sou da opinião que Pinto da Costa deveria reforçar o seu sector defensivo com outro nome, ou melhor, com um grande nome. A ver vamos.
Analisando o plantel do Porto, liderado pelo jovem timoneiro André Villas Boas, (opção de risco mas que a nível de profissionalismo, dedicação e novas ideias parece para já não ter discussão) o Porto, tirando, lá está, as situações acima referidas tem tudo preparado. E podemos afirmar, sem qualquer dúvida, que o Porto tem um excelente plantel, capaz, com toda a naturalidade, de voltar a triunfar a nível interno (e quem sabe na Liga Europa).
Na baliza, Hélton, Beto e Kieszek. Hélton, até prova em contrário, continua a ser o melhor guarda-redes a actuar no nosso campeonato. Beto, uma óptima alternativa, sempre que for chamado. E o Polaco vindo do Braga, apesar de não ser muito conhecido, é um bom guardião também. Uma boa aposta, e sem risco.
Na defesa, Sereno (ex-Guimarães e Valladolid) é para já o reforço para o eixo. Um bom jogador, bastante sóbrio e capaz de dar tranquilidade ao sector mais recuado da equipa. Na minha opinião seria o parceiro ideal para Bruno Alves, mas já se sabe, este quer "outros voos". Rolando e Maicon mantém-se e serão alternativas aos titulares, no meu ponto de vista. Nas laterais, Alvaro Pereira tem o lugar à esquerda no bolso. Addy não será grande alternativa, mas a permanência de Fucile poderá ser uma alternativa à esquerda, sempre que Alvaro não puder jogar. Na direita Fucile,´Miguel Lopes e penso que a adaptação definitiva de Mariano a lateral direito seria benéfica para jogador e equipa.
No meio, Fernando finalmente com um concorrente, o jovem Souza, internacional jovem Canarinho, que parece vir cheio de vontade de mostrar o seu futebol. Um pouco mais à frente a saída, muito provavél, de Meireles, está colmatada pela grande contratação do defeso, João Moutinho (em nada ficam a perder), e Ruben Micael, Belluschi, Guarín, o jovem (de quem tantos falam bem, e que já tem uma cláusula de rescisão de 30 M €) Sérgio Oliveira, e eventualmente Tomás Costa parecem suficientes para as despesas da equipa. Todos eles grandes trabalhadores e que seguramente não deixarão ficar mal a equipa (por exemplo, ao contrário do que Raul Meireles fez por vezes na época anterior).
Nas alas, também tudo acautelado. Na esquerda dois Rodriguez, o Cebola e o "prodígio" James, como lhe chama quem o conhece, e na direita Hulk e Varela compõem umas "asas" do Dragão fortíssimas. Não vai ser fácil parar estes jogadores.
Na frente, Falcao fará as despesas dos golos e os jovens Kléber (grande surpresa/revelação da 2ª volta do anterior campeonato) e Walter "Bigorna" serão opções diferentes, um mais em técnica o outro mais em força, ao grande "matador" Colômbiano.
Resumindo, uma equipa que do meio campo para a frente impressiona, de facto, uma defesa que apesar de não ser tão impressionante apresenta bons valores e na baliza Hélton que dará garantias de redes bem guardadas. Um ponto forte parece-me a adaptação de alguns jogadores a outras posições que não as de origem sem que a equipa fique prejudicada, Alvaro Pereira pode jogar a médio esquerdo, Fucile a defesa esquerdo, Hulk nas alas ou na frente, Varela o mesmo, Walter, pelo que dizem, idem aspas.
De negativo a apontar no Porto, e apesar de Pinto da Costa falar do petróleo de Lisboa, é o facto de a folha salarial ser bem elevada. Bruno Alves, Meireles, Moutinho, Belluschi, Alvaro Pereira, Cristian Rodriguez, Hulk e Falcao, pelo menos estes, compõem uma boa despesa mensal. De certeza que ninguém falará de petróleo agora.
Mas tirando isto e, como é normal, desde que os jogadores rendam e o clube ganhe...há que investir, o futebol de hoje é isso mesmo, arriscar, controladamente.
Para finalizar, temos Porto.

Sem comentários: