segunda-feira, 5 de julho de 2010

O negócio Moutinho

Sempre fui apologista deste tipo de transferências, entre grandes. Mas o que é facto é que elas quase nunca acontecem. E num Campeonato como o nosso...não é mesmo normal. Uma coisa é trocarem-se Ricardo Fernandes por Clayton, etc, a outra são negócios destes.
João Moutinho no Porto...até acharia normal se o jogador fizesse o trajecto de Quaresma, por exemplo, vendido pelo Sporting a um emblema Internacional e posteriormente, o regresso a Portugal, seja por que motivo for.
De quem é a culpa? A culpa é do Porto, que mais uma vez foi perspicaz e percebeu o que se estava a passar em Lisboa.
A culpa, é também e,obviamente de quem não criou condições para a manutenção de Moutinho em Alvalade, seja ele Bettencourt ou Costinha (esperemos que não haja mais ninguém a influenciar este tipo de decisões). Por que não o venderam ao Everton no ano passado (15 Milhões), ou a outro clube estrangeiro? Sabemos bem que no mercado de hoje em dia basta um empresário oferecer o jogador a qualquer emblema para que as propostas surjam, não me venham agora dizer que só houve a proposta do Everton. Agora este ano é normal que o jogador valha menos, não o souberam valorizar, um jogador que sempre deu tudo de leão ao peito. Jogando mal ou bem sempre deu tudo, ninguém o pode negar...e num mês...a maçã apodreceu. Muito bem!!!
Quem pode criticar qualquer jogador por querer melhores condições? Por qualquer jogador querer experimentar e evoluir noutro campeonato? Penso que ninguém. Costinha que o diga, ele que não hesitou em sair do Campeão Europeu Porto para ir para o "poderosíssimo" Dinamo de Moscovo, "somente" porque o clube Moscovita é um "colosso do Futebol Mundial"... Enfim...já estamos habituados a este tipo de coisas por cá...
O Sporting deveria ter acautelado esta situação. Já há 2 anos que Moutinho havia feito uma "cena" idêntica, quando estava a fazer "finca-pé" que queria sair...mas não...mantém-se capitão, nada acontece, com um ou dois jogos bons tudo se esquece (à boa maneira de Liedson que fica de férias no Brasil durante 15 dias e quando volta marca um golo ao Benfica e...não se passou nada). Este tipo de coisas não pode acontecer, tem que se ter cuidado e isto só mostra que a estrutura é fraca.
Do lado do Porto, que se saiba (apesar de jogos de bastidores e de empresários terem acontecido de certeza) tudo bem, para já. Dispende uma boa quantia (o record a nível Nacional) mas vê entrar nos seus quadros um grande atleta, um grande jogador, um jogador de equipa, bem à moda do Porto. Para já o silêncio é a parte que me está a fazer mais confusão...além do comunicado ainda ninguém disse nada. Ou melhor, se calhar é normal e é o que fazem melhor. Em Alvalade faz-se uma conferência para justificar a venda, a Norte ainda...nada.
A grande contratação do defeso, sem dúvida. Há muitos anos que não acontecia uma transferência destas. Grande reforço para o Porto, ou melhor, grande contribuição do Sporting para o reforço do FC Porto.

Sem comentários: