sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Lyon 2, Benfica 0


Foram 2, poderiam ter sido mais. 2-0 o resultado com que o Benfica saiu derrotado de Lyon. Com um discurso ambicioso, talvez um pouco irrealista, o que se passa ou passou no relvado(s) não vai de encontro às afirmações de treinador e jogadores.
O Benfica deu uma imagem muito pálida, muito mesmo. As ambições Europeias do Benfica parecem umas no discurso e outras no mais importante, o jogo jogado.

Com a condicionante de jogar muito tempo com um jogador a menos, mesmo assim o que se estava a passar já não previa nada de bom. Foi uma daquelas exibições fracas e que pode desmoralizar.

David Luiz já havia perdido uma bola de maneira infantil e à 2ª, com nova perda à entrada da área encarnada por parte de Carlos Martins, o Lyon, que apesar de parecer não ser o mesmo de outros anos, anda nisto à muito, aproveitou. Michel Bastos na esquerda cruza e Jimmy Briand marca de cabeça.

Cabeça, foi o que o Benfica, a partir daqui não teve. É sempre igual, sempre a mesma situação, o Benfica sofre um golo e a equipa, em vez de reagir, pára. Mental e fisicamente. A juntar a isto a expulsão de Gaitán pouco depois. Estava o caldo entornado, de vez. Desde aqui, um jogo que, mal ou bem, até estava equilibrado, virou-se de maneira a que o Lyon exerce-se um domínio avassalador. Até 10 minutos do fim o Benfica andou a cheirar a bola, sempre atrás da mesma, num jogo frustante e desgastante, a todos os níveis.

Foi uma boa chance para Roberto se mostrar e o Espanhol aproveitou. Grande jogo do guarda-redes que parece agora mostrar os seus melhores predicados. Uma mão cheia de belas defesas, inclusivé no lance que dá o segundo golo dos franceses. Roberto ainda defendeu por duas vezes mas à terceira Lisandro acabou por fazer o 2-0 com que terminou a partida.

Por vezes dizem que quando perdem, perdem todos, a equipa. E aqui foi mesmo isso que aconteceu. Até mesmo Jorge Jesus perdeu e esteve tão mal como os seus jogadores. Chegou-se a um ponto que não era preciso perceber muito de futebol para ver que Aimar, Carlos Martins (ficou afetadíssimo com o lance que deu o 1º golo), acima de tudo estes, não davam mais. Era preciso colocar em campo jogadores com mais dinâmica. E Jesus não percebeu isso, até colocou Peixoto no lugar de Saviola (o lateral nem se saiu mal). Mas as entradas de Jara e Sálvio, mesmo não tendo estes mostrado grande coisa até ao momento, pecaram por tardias. Era preciso gente rápido mais agressiva que tentasse levar a bola para a frente. Quem estava em campo não conseguia passar do meio campo. Acredito que para os adeptos Benfiquistas tenha sido um pouco frustante, e quase masoquismo, assistir a este jogo.

Vamos ver agora, qual será a reacção interna do encarnados, mas uma coisa é certa. este jogo deixou feridas. A Liga dos Campeões está por um fio. Sim, por um fio. Com esta atitude e falta de cabeça fria o Benfica limitar-se-á a ir para a Liga Europa. Não vejo o Benfica a vencer o Lyon na Luz já daqui a 15 dias...e depois são as matemáticas do costume.

Sem comentários: