sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Christian Karembeu



Não nasceu em França (Nova Caledónia) mas naturalizou-se Francês e foi aqui que despontou para o futebol. Christian Karembeu, com look vistoso, sempre deu nas vistas (até na sua vida pessoal), e foi no Nantes que começou a tornar-se um grande jogador. Com Makelele, Reynald Pedros, Nicolas Ouedec, Patrice Loko formava um óptimo conjunto que andou sempre na linha da frente do futebol Gaulês.

Naturalmente seguiu para outras paragens. Seguiu-se uma experiência em Itália ao serviço da Sampdoria. Jogador muito importante, dava cada vez mais nas vistas, ora no meio-campo ora na lateral direita, onde também jogava. A sua preponderância levou-o à Selecção Francesa e levou à transferência para o gigante Real Madrid, onde a nível de clubes, conseguiu os grandes feitos da sua carreira. O Real Madrid não era Campeão Europeu à muito tempo e conseguiu-o, por duas vezes e Karembeu estava lá.

O Real começou a entrar numa fase mais complicada e Karembeu saiu. Nova aventura, agora Inglaterra e o Middlesbrough embora os resultados da equipa não tenham sido os melhores. Posto isto, a experiência foi curta e seguiu-se outra, no Olympiakos. Neste grande Grego Karembeu voltou aos títulos, sagrando-se bi-campeão da Grécia.

Já a terminar a carreira jogou ainda no campeonato Helvético ao serviço do Servette e regressou a França onde terminou a carreira no Bastia.

Na Selecção de França jogou em 53 partidas tendo marcado um único golo. Mas foi ao nível de selecções que Karembeu atingiu o auge sagrando-se Campeão do Mundo (1998) e da Europa (2000).

Um jogador importante, um jogador de equipa, um jogador bravo, mais um grande jogador.







Sem comentários: