segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Internacionais Portugueses - Sérgio Conceição


Polémico e irreverente mas ao mesmo tempo adorado. Foi sempre assim por onde passou e é por isso mesmo que continua a ser figura de prôa para "as gentes" do Standard de Liége e do PAOK, Sérgio Conceição é adorado nestas paragens. Por cá tem mesmo um Estádio com o seu nome, o Estádio Sérgio Conceição em Coimbra. A sua entrega e dedicação, a juntar à sua elevada qualidade sempre foram as suas armas, as suas imagens de marca. Um jogador raçudo, que queria vencer e que venceu. Venceu por cá, venceu fora de portas, fez amigos, protagonizou cenas polémicas mas, no final ficam sempre as melhores memórias de Sérgio Conceição.

Antes de singrar no FC Porto, Sérgio Conceição jogou no Penafiel e no Leça, antes de se mostrar no Felgueiras (treinado por Jorge Jesus), passo decisivo para rumar às Antas.
No Porto mostrou muito. Com um treinador que acreditava muito nele, António Oliveira, e que lhe dava muitas confiança Sérgio Conceição alcançou no Porto os seus primeiros títulos. Foi Campeão Nacional por 2 vezes (foi uma terceira no seu regresso ao clube) e venceu a 1 Taça de Portugal e uma Supertaça.

Estava no ponto para rumar ao estrangeiro. Foi a Lazio que conseguiu o seu concurso. Aqui, e treinado por Eriksson, foi Campeão na sua segunda temporada, coisa que o clube da capital Italiana não conseguia à muito. Ao serviço da Lazio venceu 1 Scudetto, 2 Taças de Itália, Supertaça e fora de portas venceu a Taças das Taças e a Supertaça Europeia.

Entretanto começou um corropio de transferências na carreira de Sérgio Conceição. Parma, Inter, novamente Lazio, o regresso não muito feliz ao Porto, Standard de Liége, uma aventura na Arábia Saudita no Al Qadisyia e acaba a ser treinado por Fernando Santos no PAOK, onde vira herói.

Muitas histórias, muitos golos. O mesmo ao serviço da nossa selecção. O ponto alto da carreira de Conceição com a camisola das quinas foi o Hat-trick que fez a Kahn e à Alemanha numa espectacular vitória nacional por 3-0.
Foi internacional por 56 vezes e marcou 12 golos para o nosso país.

Um grande do nosso futebol.







Sem comentários: