quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Os mais e menos do nosso Campeonato

Volvidas 6 jornadas da Liga Zon Sagres já tivemos incidências para todos os gostos, arbitragens polémicas, grandes jogos, clássicos, grandes golos, grandes perdidas, grandes defesas, grandes frangos...e muito mais!!!

Mas faço aqui referência aos altos e baixos até ao momento.

Em termos de equipas, 2 grandes destaques.


O primeiro vai para o FC Porto, imparável até ao momento, 6 vitórias em 6 jogos. Equipa disciplinada, muito forte em todos os sectores, principalmente do meio-campo para a frente. Um treinador muito jovem, muito responsável, que sabe o que faz e o que está a fazer (neste momento só falta ver a sua reacção à derrota, que ainda está para vir).


O outro destaque para a Académica. 2º lugar neste momento, uma equipa com jogadores que já a compõem à uns anos mas um novo treinador que volta a mostrar serviço, Jorge Costa. A equipa de Coimbra começou com uma vitória brilhante em casa do Campeão e tem conseguido outros óptimos resultados como foi o que sucedeu esta semana em casa diante do Vitória de Guimarães. Equipa mostra prazer em jogar à bola, futebol fluído, uma boa equipa esta treinada pelo "Bicho".

Os menos vão claramente para os rivais de Lisboa. Benfica, neste momento em 6º, e Sporting em 8º. O Benfica que entrou a perder na Liga, tem neste momento 3 vitórias e 3 empates. A equipa teve contra alguns erros de arbitragem mas teve também alguns jogos precipitados em que mesmo as opções de Jorge Jesus não foram as melhores. Neste momento a equipa parece estar a subir de forma mas o que já passou não foi brilhante.
O Sporting continua a desiludir. Parece que não há solução para o clube de Alvalade. Mudam-se treinadores e jogadores mas falta alguma coisa. É necessário descobrir o quê. Vontade, liderança, empenho, jogadores, tempo, calma? Alguma ou algumas destas coisas são, mas...enquanto isso...o Sporting não vai estando brilhante. É preciso reagir.

Relativamente a jogadores chamo a atenção para 5 nomes, em grande destaque. Por ordem inversa classifico-os assim:


5º Laionel (Académica): O golo que marcou na Luz na primeira jornada faz dele uma das figuras da Liga até ao momento. Um golaço. A par disso tem estado bem, acompanhando a caminhada bastante interessante da Académica até ao momento. Neste fim de semana novo excelente golo ao Guimarães.


4º Sougou (Académica): a grande figura da Briosa até ao momento. Golos já são 4, joga, faz jogar, é extremamente veloz, põe os defesas em nervos...está a atingir o seu auge este jogador que à tantos anos anda pelo nosso futebol. Pronto para dar o salto?


3º Varela (Porto): Não há dúvidas, é definitivamente um grande jogador. Encontrou no Porto o sítio certo para explanar o seu futebol. Raça, entrega, golos (3 até ao momento), um jogador feito que, a manter este nível, poderá levá-lo até a ser um dos jogadores importantes na nossa selecção. O "Drogba da Caparica" está em grande!!!


2º Fábio Coentrão (Benfica): Mais um que poderá ser o presente e futuro da nossa selecção. Incrível o que viamos de Fábio Coentrão à uns anos e o que vemos desde o ano passado. Como mudou. Não fosse ele, com grandes actuações e nesta última jornada ao apontar o golo da vitória nos Barreiros e o Benfica poderia estar bem pior.



1º Hulk (Porto): Sem palavras, ou melhor, não há mais palavras para descrever este jogador. É incrível o "Incrível" Hulk. Uma força da natureza, força, técnica, remate, raça, faz a diferença em qualquer equipa e acredite-se ou não, a recente forma do Porto em muito beneficia com isso. No jogo Porto x Braga, por exemplo, não acreditava que o Porto desse a volta depois de se ver em desvantagem por 2 vezes mas...o Porto tem Hulk...e ele ganhou esse jogo. É neste momento o melhor jogador a actuar no nosso Campeonato, sem sombra de dúvidas (dúvidas que parece ter Mano Menezes para convocá-lo para a selecção Brasileira...é pena já ter vestido a camisola da Canarinha senão...uma naturalização...).

Último destaque para o grande jogo da Liga até ao momento, além de ser também um dos melhores jogos dos últimos anos por cá. FC Porto x Sporting de Braga, 3-2, para os azuis e brancos. Um jogaço, grandes golos, grandes exibições, boa arbitragem, tudo de bom nesta grande partida.

Sem comentários: