segunda-feira, 15 de março de 2010

Stan Valckx


Lembram-se deste grande defesa holandês que passou por Alvalade? Stan Valckx, um senhor, um grande jogador, um daqueles que deixou saudades.
Chegou ao Sporting pela mão de Sir Bobby Robson, na época de 1992/93, onde ficou 3 épocas, embora a terceira tenha sido incompleta visto ter-se transferido para o PSV Eindhoven, clube de onde tinha chegado.
Fazia parte de uma das últimas grandes equipas dos leões, onde se destacavem também Balakov, Figo, Iordanov, entre outros.
Valckx era um grande central, podendo por vezes jogar um pouco mais adiantado. Alto, forte, bom jogo de cabeça e de pés, por vezes marcava mesmo os livres, visto ter um óptimo pontapé de longe. Apesar de não ter conseguido nenhum título de campeão em Portugal Valckx foi daqueles que marcou, mesmo que por pouco tempo, o clube, os adeptos do Sporting e os adeptos do nosso Universo futebolístico.
Começou a sua carreira no VVV, passou para o PSV (onde jogou em 10 temporadas) e no meio da sua carreira fez esta incursão ao nosso país.
Stan Valckx foi também Internacional pela Holanda tendo disputado 20 jogos.
Retirou-se em 2000, ao serviço do clube da Phillips onde ainda está, actualmente desempenhando o papel de Director Desportivo.

Na selecção da Holanda

Aqui numa disputa com o Boavisteiro Artur

Sem comentários: