segunda-feira, 29 de março de 2010

Jogo de Candidatos


Sábado na Luz assistimos, efectivamente, a um jogo de candidatos ao título. Não foi um grande espectáculo. Foi claramente um jogo onde as 2 equipas jogaram para o resultado. O Benfica, depois do feliz golo de Luisão, mais a segurar a vantagem e o Braga claramente a jogar para o empate, que quase conseguia numa cabeçada de Moisés.
O Benfica era claramente favorito e assumiu as rédeas da partida, como lhe competia. O Braga ficou mais na expectativa mas acabou por ser traído pelo golo dos Benfiquistas já em período de descontos. Mesmo assim os de Braga vieram para a 2ª parte com vontade de dar a volta ao marcador, pelo menos chegar à igualdade, e mostraram porque eram, e para já continuam a ser, os maiores adversários do Benfica na luta pela Liga Sagres. Para quem duvidava da capacidade da equipa de Domingos Paciência teve a resposta. Conseguiu impôr respeito ao Benfica e até final da partida enervou os adeptos da Luz.
Todo o mérito para Domingos, sendo ele o pai da equipa ou não (mais uma discussão sem sentido que, principalmente, Jorge Jesus deveria ter evitado) que conseguiu fazer desta uma grande equipa.
Um revés para os do Minho é agora a lesão do seu organizador de jogo. Mossoró não joga mais esta época, um facto digno de registo numa altura decisiva como esta. Mas lá está, a 6 jogos do final há que cerrar fileiras e só fazem falta os que estão e é com esses que o Braga vai lutar pelo título, ou pelo menos segurar o 2º lugar que lhe dará acesso à pré-eliminatória da Champions League, feito inédito para os Arsenalistas.
Para o Benfica o resultado deixa-os com 6 pontos de vantagem, não decisiva mas, importante para a gestão da equipa nas 2 competições em que os encarnados estão envolvidos. A pressão está agora do lado de Braga e Porto que não podem ceder mais pontos sob pena de se decidir o campeonato antes das 2 últimas jornadas. O Benfica tem jogos complicados mas o Braga também, como é já o caso da próxima jornada em que recebem o Guimarães em mais um dérbi do Minho. Para além do mais os de Braga têm agora "apenas" 5 pontos de vantagem sobre o Porto, o que pode trazer ainda mais pressão.
Uma coisa é certa, a emoção ainda não terminou neste campeonato, ainda vai haver muita.

Sem comentários: