terça-feira, 10 de novembro de 2009

Treinador para o Sporting

Passaram poucos dias (ou muitos, conforme o ponto de vista) após a saída de Paulo Bento e os nomes do seu sucessor começam a aparecer na imprensa. Percebo alguns, outros não, de todo. É mesmo para vender jornais ou para ocupar espaço.
À cabeça destes aparece Co Adriaanse. Não percebo, mesmo. Ganhou no Porto é certo, mas imagine-se a sua táctica, em termos defensivos, com os jogadores que o Sporting dispõe...arrisco a dizer que ia ser muito mau. Nem percebo porque aparece este nome.

Outro que se fala é em Manuel José. Não acredito que venha. Se o salário de Scolari é o maior do Mundo em termos de treinadores, sabem qual é o de Manuel José na selecção de Angola? Não é o mesmo do brasileiro, mas para lá caminha.

André Villas-Boas!!! Não perceberia também uma aposta leonina neste jovem treinador, por mais potencial que possa ter fez 3/4 jogos na Académica, e na carreira. Isto chega para ser treinador do Sporting?

Manuel Fernandes? Porque não? Seria uma aposta muito pouco dispendiosa quer a nível de indemnnização ao seu actual clube quer em termos de salários. Um homem da casa, num momento instável, com algumas provas (não se tratava de uma aposta tipo Chalana no Benfica) dadas, e até pôr a casa em ordem parecia-me uma boa opção, até pelo bom futebol que as suas equipas costumam demonstrar, além de ser um emotivo, o que também mexeria no bom sentido com os insatisfeitos adeptos leoninos.

Manuel Machado? Dados os factos que todos conhecemos Rui Alves até ia à lua para impedir a ida de Manuel Machado para Alvalade. Era uma óptima escolha mas pouco provavél, neste momento.

Scolari. Apesar de toda a gente falar no alto rendimento auferido por Felipão no Usbequistão acredito que o brasileiro queira adoptar um projecto europeu, mesmo que não ganhando "mundos e fundos".

E por último, dos nomes que se falam, Manuel Cajuda. Acho que a par de Manuel Fernandes e Scolari era outra das boas escolhas que Bettencourt podia fazer. É, para mim, um dos treinadores que "andam aí" há tantos anos, como Jesus ou Jesualdo e que já merecia uma oportunidade num grande. Põe as suas equipas a jogar um futebol ofensivo e atractivo, e quase sempre com bons resultados. Ninguém hesitou em elogiar Jesus pelo 4º lugar e bom futebol no Braga mas parece que ninguém se lembra do 3º conseguido por Cajuda no Guimarães.

Não me parece que ande longe destes nomes a próxima escolha para treinador do Sporting, até pela disponibilidade financeira verde e branca.

As minhas preferências seriam estas: Cajuda, Manuel Fernandes e Scolari, e nenhum deles seria 2ª ou 3ª opção caso um ou outro não aceitem o cargo, seriam sim óptimas escolhas.

Sem comentários: