quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Bosnia-Herzegovina

Estou de facto um pouco confuso sobre o que serão os 2 confrotos contra a Bosnia-Herzegovina. Por um lado o 2º lugar conseguido pelos Bósnios não me assusta muito. É histórico para eles, fizeram uma óptima campanha de apuramento. Os jogos decisivos foram a vitória na Bélgica (4-2) e novamente, em casa, sobre os "Diabos Vermelhos" (2-1). Foi importante também o empate (1-1) em casa frente à Turquia. De resto, vitórias frente Arménia e Estónia (em casa golearam por 7-0) e as derrotas esperadas na Turquia e nos 2 jogos frente à Espanha (2-5 em casa no último jogo quando já haviam conseguido o apuramento para o Play-off). Como disse, não é isto que me assusta. Nem mesmo me assustam os goleadores Bósnios.
Assusta-me sim ver a nossa convocatória. Nos 23 convocados por Queiróz, aliás 22 (Cristiano Ronaldo já não conta), estão incluidos estes 10 nomes: Eduardo, Miguel, Paulo Ferreira, Rolando, Ricardo Costa, Duda, Miguel Veloso, Tiago, Coentrão e Edinho. É isto, como já antes havia referido, que não me traz confiança nenhuma. Jogadores sem experiência ou em baixo de forma.
E por isto mesmo altero o que disse atrás, que os bósnios não me metem medo. Metem-me medo Dzeko, Ibisevic e Muslimovic, avançados fortes e altos, com excelente jogo aéreo tendo um guarda-redes como Eduardo. Metem-me medo Rahimic, Misimovic e Pjanic, rápidos, super-mexidos e combativos no meio-campo tendo um meio campo com Meireles cansado, com Tiago que não é um lutador e com Deco que ataca mais do que defende. Mete-me medo a falta de ritmo de Paulo Ferreira, a incógnita/mistério que é Miguel (à quanto tempo não joga na selecção apesar de ser convocado, o que se passa?), a chamada/estreia em jogos decisivos de Fábio Coentrão. E mete-me medo não ter Bosingwa, Cristiano Ronaldo e aquele que já há muito deveria ter sido chamado e só recentemente o foi, Pedro Mendes.

Tenho sim confiança em Bruno Alves. Nem me passa pela cabeça que o capitão do Porto não seja titular. Contra os poderosos avançados bósnios vai ser importantíssimo. Tenho confiança na experiência de Ricardo Carvalho, Deco e Simão. Tenho confiança no mais recente ídolo nacional, Liedson. E tenho confiança naquele que considero ser, não tendo CR, o jogador que mais pode desiquilibrar, Nani. Espero que esteja nos seus dias. Mas será que isto chega? Portugal apresenta-se como candidato principal à passagem e é-lhe atribuido o favoritismo, com o qual não concordo. Por outro lado a Bósnia vai estar super motivada.

Isto tudo para dizer que não estou nada optimista, mesmo. Mas tal como da última vez que escrevi sobre a selecção (ou sobre as escolhas para a mesma), espero para ver, vou torcer a 1000% e espero mais uma vez dar a mão à palmatória.

Sem comentários: