sábado, 21 de novembro de 2009

Convocados "portugueses" para 2010


Não sei se aconteceu alguma vez mas o contingente de jogadores que jogam na nossa Liga e que vão, ao serviço das suas respectivas selecções, estar no Mundial da África do Sul 2010 é grande, havendo ainda, de acordo com alguns seleccionadores internacionais, a possibilidade de ser maior.
Na selecção do Uruguai vão 4 ou 5 jogadores. Maxi Pereira do Benfica, Alvaro Pereira, Fucile e Cristian Rodriguez do Porto terão o seu lugar garantido. Alvaro Fernandez do Vitória de Setubal tem sido chamado às últimas convocatórias e se jogar regularmente no seu clube é natural que também viaje para África. Nesta selecção podiamos ter ainda uma surpresa, Urretavizcaya caso comece a ser utilizado por Jorge Jesus no Benfica.
Do Nacional da Madeira 2 jogadores vão marcar presença no Mundial. Pecnik pela Eslovénia e Rafik Halliche pela Argélia estão seguríssimos.
O guarda-redes Stojkovic não joga em Alvalade mas tem sido utilizado na baliza do seu país, também será convocado, certamente.
Oscar Cardozo, goleador do Benfica, não é titular da selecção do Paraguai mas o treinador aposta sempre no Tacuara, é uma das armas que estão no banco.
Matias Fernandez do Sporting é o menino bonito do futebol chileno e o nº10 de Bielsa na selecção.
Temos depois o Escrete, a selecção brasileira que tantos jogadores de classe tem pelo Mundo, convoca da nossa Liga pelo menos 2 jogadores. Luisão e Ramires do Benfica têm os seus lugares seguros nos 23. O número pode aumentar se Helton e/ou Hulk forem também chamados por Dunga.
Por último a selecção Argentina. Angel Di Maria está certo, Maradona confia em Angelito para os desiquilibrios lá na frente. Pablo Aimar, não deverá ser o nº10 titular mas em príncipio será convocado. Serão estes 2, em principio, que o Astro argentino convocará mas o Benfica pode ver o número de jogadores na selecção Argentina aumentar se Javier Saviola também for chamado.
Depois, Bolatti que não joga em Portugal mas ainda pertence ao Porto viajará com a selecção Argentina e Bynia a jogar na Suiça emprestado pelo Benfica deverá ser chamado por Le Guen à selecção dos Camarões.
Temos ainda as, remotamente, possíveis chamadas Javi Garcia do Benfica, que é bastante elogiado em Espanha, de Zoro, emprestado pelo Benfica ao Setubal, que ainda tem a esperança de integrar a comitiva da Costa do Marfim, e uma ou outra surpresa podem sempre aoontecer.
São de facto muitos jogadores, nada habitual e mostra que a nossa Liga já subiu mais um patamar e que já tem mais alguma qualidade.

Sem comentários: