quarta-feira, 29 de julho de 2009

Premier League - Previsão

Em Inglaterra vamos viver a “época pós Ronaldo”.
O campeão Manchester United vendeu o seu CR7, agora CR9, ao Real Madrid. A transferência mais sensacional de todos os tempos a nível Mundial. Contratou 2 jogadores para o lugar do Português. Um jovem, Gabriel Obertan ao Bordeús e um jogador feito mas ainda com margem de progressão, o Equatoriano Antonio Valencia. Foi buscar também o desempregado Michael Owen. Ferguson sabe o que faz e com esta injecção de confiança no internacional inglês sabe que Owen pode voltar a ser terrível para as defesas adversárias.
Os arranques tipo Bolt, as jogadas provocadoras, os golos e as assistências de Ronaldo vão deixar de “passar” no Teatro dos Sonhos…e como elas eram importantes e decisivas…mas uma equipa que tem Alex Ferguson como treinador e com a mentalidade vencedora destes jogadores o Manchester é um eterno candidato. Ninguém tem dúvidas disso e o United vai lutar até ao fim.
O Chelsea continua com uma equipa fortíssima. Uma base que conta com Cech, Terry, Bosingwa, Cole, Essien, Lampard e Drogba a que se juntam outros grandes jogadores fazem desta equipa, forçosamente, candidata a vencer a Premier League. Se tivesse que arriscar nas apostas apostaria nos blues.
Tem um novo treinador, o Italiano Carlo Ancelotti, o que pode ser um handicap. Depois do Milan volta a orientar uma equipa cheia craques, no entanto os Blues têm jogadores mais novos e mais disponíveis que os que Carlo tinha no MIlan. Imagino uma grande época quer a nível nacional quer na Champions.
O Liverpool, sem ganhar o campeonato há 20 anos. Será este o ano dos Reds? Também acredito que sim, que poderá ser. Se Xabi Alonso, Mascherano e Torres se mantiverem na equipa acredito ainda mais. É um grupo muito compacto, agressivo, objectivo e como toda a gente sabe com uma garra imensa, que nunca dá 1 lance ou 1 jogo por perdido, por mais impossível que pareça. Uma torcida fantástica, que nunca abandona os seus, impressionante de facto, que também leva os jogadores ao colo quando estes precisam. Continua liderado por um grande treinador, no entanto Benitez tem que evitar tantas polémicas que por vezes o parecem distrair, quer com os adversários quer por vezes com os seus próprios pupilos.
O Arsenal, perdeu Adebayor e não apresenta nenhuma contratação de relevo. Com uma situação financeira complicada o Arsenal tem que apostar nos jovens. Mas, não é isto que Wenger tem feito? Exactamente…e quando menos se está à espera e a pressão quase não existe…Falta de facto um líder, tipo Henry, mas o Arsenal ainda tem grandes jogadores, jovens e ambiciosos, tão ambiciosos como os adeptos dos gunners que assim podem sonhar. Atenção ao Arsenal.
Sobre o Manchester City já foram escritas algumas palavras aqui no blog.
Micah Richards, Barry, W-Phillips, Robinho, Tevez, Santa Cruz e Adebayor…de facto promete. Falta na minha opinião, e se existe dinheiro para isso deveriam contratar, um grande guarda-redes (Given é só um bom guarda-redes) e 1 ou 2 grandes defesas centrais…e já agora, um grande treinador. Será que Mark Hughes tem estaleca? Será que não é “areia a mais para a sua camioneta”? Vamos ver se o City será uma confirmação ou uma grande, mas mesmo grande desilusão. Se não contratar mais gente para trás acredito que entre o 6º e o 10º será a posição dos Citizens.
Na minha opinião vai ser um grande campeonato. Com a saída de Ronaldo tudo fica mais equilibrado. Vai ser uma luta titânica, em princípio a 3…mas imagine-se se o Arsenal se junta…e imagine-se ainda se o Manchester City se assume igualmente…uma liga como sempre, de sonho.
Umas palavras para os restantes. O Aston Villa muito bem orientado por Martin O´Neill, perdeu o seu capitão Barry mas continua a ter uma boa equipa. No entanto com a participação nas competições europeias o Villa pode vacilar um pouco. Expectativas para o West Ham. Será a 1ª temporada completa de Zola. No ano anterior a equipa de Luis Boa Morte chegou a impressionar nalguns jogos. Uma equipa com bons jogadores, jovens valores, pode conseguir novamente alguns resultados interessantes. No Tottenham sempre a mesma turbulência, parece que não acertam. Vende Defoe e volta a comprar Defoe, compra jogadores como foi o caso de Ricardo Rocha e passados meses estes só jogam pelas reservas, enfim, ano após ano as mesmas confusões. Contratou Peter Crouch, que já tinha sido jogador do clube. Um dos factores importantes e que poderá estabilizar um pouco os Spurs é o facto de contarem com um dos mais experientes treinadores ingleses, Harry Redknapp. De resto penso que uma ou outra equipa vão fazer um campeonato interessante e tranquilo, como será certamente o caso do Everton, mas penso que haverá uma grande luta entre 7/8 equipas para conseguirem a manutenção.

1 comentário:

Gaston disse...

Cá para mim, falta ao City um jogador que faça a transição entre a defesa e o meio-campo, um jogador ao nível do Miguel Veloso!!! 15 milhõezitos e ficamos todos felizes. :D