terça-feira, 28 de julho de 2009

Atenção Sporting !!!

É já amanhã que o Sporting entra em campo, oficialmente, para a sua 1ª pré-eliminatória de acesso à Champions League. O adversário é da Holanda, o Twente.
Para muitos o Twente é um desconhecido. Todos os anos há uma equipa holandesa a despontar. Já foi o Roda (defrontou o Benfica), já foi o Vitesse (que o Sporting eliminou), depois foi o Heerenveen (que eliminou o Setubal), o AZ (que o Sporting eliminou de forma dramática) e agora é a vez do Twente. É certo que não é o PSV, o Ajax ou o Feyenoord mas é sempre uma equipa holandesa. Não são equipas fáceis.
Esta equipa é treinada pelo antigo seleccionador de Inglaterra e adjunto de Ferguson no Manchester United, Steve McLaren. É uma boa equipa, que perdeu o seu melhor jogador, o avançado Arnautovic, para o Inter de Mourinho mas que conta com um misto de jogadores jovens e experientes. Os defesas Wisgerhof e Rajkovic (emprestado pelo Chelsea), os experientes médios Kenneth Perez (ex-Ajax e PSV), Youssouf Hersi e Theo Janssen (óptimo jogador) e os avançados Denneboom e N´kufo (o goleador da equipa, que está em dúvida) fazem um bom conjunto e bem orientado. Um misto de futebol holandês com inglês que é sempre atractivo.
Na minha opinião o Sporting é favorito. No entanto, se amanhã não conseguir um resultado vistoso parece-me normal. Uma vitória por 1-0 não seria um mau resultado. É preciso ter atenção aos contra-ataques rápidos do Twente e não sofrer golos será importante. No jogo de amanhã o Sporting terá que mandar no jogo, ter a iniciativa, o que nem sempre consegue fazer na perfeição. Na segunda volta parece-me, aqui sim, que o Sporting pode ter vantagem. Com os estilos de jogo de cada uma das equipas parece-me que Sporting, com uma equipa mais sólida e a jogar em contra-ataque o Sporting resolverá a eliminatória. No entanto todos os cuidados são poucos. Nos dias de hoje não há equipas fáceis e o Twente, ao contrário do Sporting, encontra-se super-motivado.
É preciso também o apoio incondicional do público. Como disse no ano passado Miguel Veloso criando polémica mas para mim com toda a razão, quem não vier para apoiar que fique em casa. Mais uma vez digo, o principal inimigo do Sporting podem ser os seus adeptos, com os assobios e apupos constantes quando as coisas não correm de feição. É preciso apoio de início ao fim. Ganha Sporting, pelos Sportinguistas e por Portugal que tanto precisa destes pontos.

2 comentários:

Unknown disse...

Boas João. É o meu primeiro comentário no Blog. Só um aparte, o AZ foi o campeão esta temporada, o que mostra que não foi apenas um "despontar", antes um caso de sucesso efectivo no futebol holandes e mesmo europeu. Quanto ao Sporting, e escrevo como adepto do futebol nacional em geral, espero que triunfe, mas visto de forma imparcial temo pelo seu sucesso imediato, pelo que se viu na pre´-temporada .... espero estar enganado.
Miguel

Unknown disse...

Infelizmente ... tinha razão. O Gonçalo é que não achou tanta piada, até as cervejas lhe cairam mal. Para a semana há mais!
Miguel