terça-feira, 21 de julho de 2009

No futebol tudo é possível

Já sabemos que José Mourinho defende os seus jogadores como ninguém. Quer seja para unir o seu grupo, quer seja para motivar os seus jogadores ou mesmo para desmotivar os adversários. Durante a época passada foram inúmeras as vezes em que veio afirmar que Zlatan Ibrahimovic era o melhor jogador do Mundo. Agora parece que vai abdicar do sueco. Segundo a imprensa está prestes a concretizar-se um negócio entre Barcelona e Inter. O Barcelona que tanto criticou os 94 Milhões pagos pelo Real Madrid por CR9, parece que agora vai dar cerca de 50 M de € por Zlatan Ibrahimovic, juntando a este valor Samuel Eto´o (a parte da crítica do Barça é só um apontamento para demonstrar que por vezes os dirigentes deviam estar calados em vez de terem comentários resultantes de invejas e picardias desnecessárias). O que me leva a escrever aqui, neste caso, é a possibilidade de Eto´o poder ser treinado por Mourinho. É que há coisas que se passam que não devem ser esquecidas, ataques pessoais que afectam a honra de cada um. Em 2004-2005, após a eliminação dos catalães pelo Chelsea do Special One Eto´o teve declarações como “ Mourinho dá-me pena” e “ se o Chelsea vencer a Champions fico com vontade de abandonar a carreira”. Estas foram afirmações que sucederam e antecederam outras em que as picardias eram constantes.
É certo que Eto´o é um grande jogador, disso ninguém tem dúvidas, mas há coisas mais importantes do que os 20 golos que o camaronês vale por época. E Mourinho ganhou por exemplo no Porto, não com pessoas assim, que o atacam, mas sim com homens com H grande, como Pedro Emanuel, Jorge Costa, Vítor Baía, Derlei, entre outros. Jogadores por quem ele dava tudo mas que também davam tudo por ele.
Sinceramente, não gostava de ver este negócio a ir para a frente e não gostava de ver Mourinho a rebaixar-se e a esquecer os ataques que foi alvo por parte deste jogador. Mas como no futebol tudo é possível é fácil imaginar Eto´o aos abraços a Mourinho depois de marcar um golo e a dizer que o português é o melhor treinador que já teve.

Sem comentários: