quarta-feira, 15 de julho de 2009

Allez Allez Didier


Didier Yves Drogba Tébily, natural de Abidjan. Menino de rua, onde jogava peladinhas, cedo começou a mostrar o seu talento. O seu tio, apercebendo-se disso levou-o para França, para tentar a sua sorte, mas não seria desta, pouco tempo depois estava de volta ao seu país. Até que um dia, devido à crise na Costa do Marfim, toda a família emigrou para França.

Inicialmente Didier era lateral direito mas o seu apetite pelo golo e a sua destreza perante a baliza rapidamente o levaram a mudar de posição, aquela que ocupa até hoje e que o tornou num dos melhores.

Jogou no Laval até 1998, ano em que teve a sua primeiea grande chance, sendo contratado pelo Le Mans. Dois anos volvidos e mudava-se para o Guingamp, onde começa seriamente a dar nas vistas. Daqui para um dos grandes do futebol gaulês não demorou muito. O Marselha apercebendo-se de seu talento contrata-o e é a partir daqui que começa, definitivamente, a mostrar o seu grande futebol ao Mundo. Presenças na liga francesa e nas competições europeias começam a aguçar o apetite dos tubarões da Europa e é assim que, com a chegada de Mourinho ao Chelsea a transferência do marfinense para o clube londrino se concretiza por 37,5 M de €. E a partir daqui já se sabe o resto da história. Glória, quer individual quer na equipa que representa. Tornou-se num jogadores mais influentes, um dos melhores do Mundo, pela sua dedicação, determinação, empenho e, como é óbvio, pelos golos que marca.

A nível de selecções ajudou a Costa do Marfim a marcar presença no Mundial da Alemanha, onde no entanto não passou da 1ª fase. Ficaram colocados no que se chamou de "grupo da morte" juntamente com Argentina (derrota por 1-2), Holanda (derrota 1-2) e Sérvia-Montenegro (vitória 3-2).

No Chelsea venceu campeonatos e taças, mas na Champions o máximo que conseguiu foi chegar à final onde perdeu dramaticamente nos penalties com o Manchester.

Individualmente, foi o melhor marcador da Premier League em 2006/07, com 20 golos, melhor atacante da UEFA em 2008, jogador africano do ano em 2006, além de outros galardões.

Neste momento Mourinho quer voltar a contar com ele, agora no Inter. Não será fácil, o Chelsea não quererá perder um jogador deste calibre.

Sem comentários: