quarta-feira, 29 de julho de 2009

Ligue 1 - Previsão

Com a novidade na época passada de um novo campeão, o Girondins de Bordeaux, depois de uma hegemonia do Lyon, a época de 2009/2010 apresenta-se na minha opinião com os mesmos contornos. A Liga Francesa é sempre uma prova muito competitiva, onde ganhar fora é sempre muito difícil.
O Campeão Bordéus treinado pelo sábio Laurent Blanc (jogou no Nápoles, no Barcelona, no Marselha, no Inter e no Manchester United) tem uma boa equipa, compacta, que defende bem. Perdeu um dos seus bons jogadores, o central Diawara que se transferiu para o Marselha, mas continua com a sua estrutura principal intacta. O brasileiro Henrique na defesa, Alou Diarra como pilar do meio campo, Gouffran e Gourcuff os criativos entre meio campo e ataque, e Chamakh lá na frente. Contratou o Checo Plasil ao Osasuna, mas penso que seria necessário mais algum reforço, na defesa e no ataque, para que novo ataque ao título seja efectivo.
O Lyon, que contratou Lisandro e Cissokho ao Porto, está sobre brasas. Vendeu Benzema ao Real Madrid, perdeu definitivamente o seu génio Juninho e o Presidente Aulas começa a ser contestado, principalmente depois do título perdido na época transacta. Claude Puel, o treinador, também começa a não ser visto com bons olhos e um mau primeiro terço de campeonato poderá ser-lhe fatal. Contratou, além dos 2 já citados ex-Porto, o brasileiro Michel Bastos e conta com uma jovem promessa, o Bósnio Pjanic. De resto o guarda-redes Lloris faz a sua 2ª época em Lyon e deverá mostrar-se mais confiante e o meio campo com Makoun, Toulalan e Kallstrom, terá muita importância nas pretensões desta equipa. Falta, na minha ideia, mais 1 ou 2 avançados de qualidade.
O Marselha é na minha opinião o principal candidato. Mandanda, Taiwo, Ben Arfa, Brandão e Samassa foram figuras importantes no alcançar do vice-campeonato. Este ano o Velódromo pode ver também vestidos de branco e azul celeste os experientes Edouard Cissé e Fernando Morientes, o central ex-Bordéus Souleymane Diawara e como cabeça de cartaz o espectacular “Comandante” Lucho Gonzalez. Na época passada o título esteve perto de voltar a Marselha sob o comando do Belga Eric Gerets, não aconteceu. Este ano com antigo capitão dos marselheses, Didier Deschamps, ao leme penso que o título voltará a Marselha. Deschamps, o treinador que levou o Mónaco à final de Gelsenkirschen com o Porto e que trouxe a Juventus de volta à Serie A, pode agora levar a glória o clube que o levou à glória.
O Paris-SG apresenta este ano como principal reforço, o espectacular e por vezes polémico, Antoine Kombouaré. Com este treinador ouviu-se falar novamente, nas épocas anteriores, do Valenciennes (desde o caso de corrupção de Tapie). Os parisienses durante a época passada ainda deram ideia de poder lutar pelo Championat mas vacilaram nas últimas jornadas. Contrataram um óptimo jogador para o ataque, o Turco Mevlut Erdinç e o guarda-redes Coupet volta a França depois de uma incursão falhada por Espanha. Estes juntam-se a jogadores com vasta experiencia nacional e internacional. Giuly, Makelele, Rothen, Armand, Kezman e Luyindula fazem um grupo forte e que devemos ter em conta.
A luta pelo título deverá passar por estes 4. Podemos ter surpresas, como o Lille que tem uma boa equipa ou o Rennes que, apostando sempre na formação, contratou um óptimo reforço, o Guineense Bangoura ao Dinamo de Kiev. Das equipas que estamos habituados a ver lá por cima penso que o Monaco vai desiludir.
Devemos seguir igualmente com interesse as prestações do português Paulo Machado que na época passada rubricou grandes exibições ao serviço do Saint-Etienne e que este ano vai jogar no Toulouse.

Sem comentários: