quarta-feira, 29 de julho de 2009

Não é de milhões mas...

Não é de milhões, mas cada vez mais a nossa liga aparece com nomes reputados a nível internacional.
Perdemos Lisandro Lopez, Cissokho e Lucho Gonzalez, e até ao fecho do mercado de transferências podem vir a acontecer mais algumas saídas.
Mas vejamos, o campeão Porto tem jogadores como Helton, Bruno Alves, o jovem Fernando, Rodriguez, Hulk e Farias, além de outros internacionais. E este ano, para já entraram Falcao e Belluschi.
O Sporting conta com o campeão mundial Anderson Polga, Rochembach, Izmailov, Vuckcevic, João Moutinho e Liedson e reforçou o seu contingente com Mati Fernandez e Caicedo.
O Benfica tem Luisão, Di Maria, Cardozo, Nuno Gomes e Pablo Aimar. Para esta época reforçou-se com Javi Garcia, Ramires, Saviola e ontem foi confirmado Keirrison.
Temos ainda o Braga com alguns internacionais, por Portugal Eduardo, Frechaut, César Peixoto e João Pereira, pelo Peru Rodriguez, pela Áustria Linz e pelos Camarões Meyong. Contratou este ano ao Manchester, por empréstimo, o jovem e talento brasileiro Rodrigo Possebon.
O Nacional da Madeira vai buscar regularmente jogadores com grande valor ao mercado brasileiro, jogadores cheio de técnica e que vão enchendo os cofres do clube da Choupana. Este ano saíram para o Porto Maicon e para o Cagliari Néne.
Aparecem ainda outros clubes que apostam nos jovens nacionais, internacionais pelas selecções mais jovens de Portugal e outros ainda que recebem por empréstimo os dispensáveis dos grandes.
Enfim, uma liga que não é assim tão insignificante como por vezes se quer transparecer. Por vezes é, de facto, uma questão de mentalidade.
É um facto que em termos orçamentais as assimetrias entre os 3 grandes e os outros se notam cada vez mais, mas temos exemplos, como os referidos acima com Nacional e Braga, de boa gestão não só financeira como de plantel. Não somos a Premier, nem La Liga, nem o Calcio, mas já temos qualidade suficiente para dar grandes espectáculos.

Sem comentários: