quarta-feira, 14 de abril de 2010

Benfica - Ainda longe mas mais perto do Título

Depois de mais uma vitória, e que importante foi, do Sporting de Braga e da respectiva pressão que a mesma acarretava o Benfica deu mais uma grande resposta e está agora mais perto do título. 2-0 frente aos rivais da 2ª Circular num jogo em que o Sporting controlou os acontecimentos na 1ª parte. Carvalhal sabia que o Benfica precisava de ser enervado, após o desaire em Liverpool, que era preciso tirar-lhes a confiança e optou por um jogo de controlo e de contra-ataque que poderia ter dado frutos num lance pela direita de João Pereira (jogou a extremo direito). Pedro Mendes foi, na minha opinião, uma das chaves da partida. Grande 1ª parte controlou a sua equipa e controlou o adversário até que mesmo a terminar os primeiros 45 minutos o internacional português sente uma dor na perna e parece ficar condicionado. Na 2ª parte Pedro Mendes não foi o mesmo e com o reforço, entrada de Aimar, do meio campo encarnado o Sporting não foi mais capaz de segurar a equipa de Jorge Jesus. Na 1ª parte o Sporting foi de facto forte no meio campo, com João Moutinho, Miguel Veloso e João Pereira muito em jogo. Os cantos para os leões sucederam-se e o Benfica soube admitir essa superioridade leonina, defendendo bem e não entrando em precipitações nem perdendo a cabeça, o que aconteceu em Liverpool.
A acabar o 1º tempo um lance discutível, após remate de Carlos Martins a bola é desviada pelo braço de Daniel Carriço, sem que o árbitro marcasse penalti.
2ª parte, sai Eder Luis (algo apagado, sem bola para jogar, e com pouco ritmo) e entra aquele que foi a outra chave da partida, Pablo Aimar. A entrada de " El Mago" modificou todo o jogo do Benfica. Logo no 1º lance grande oportunidade para o Benfica se adiantar no marcador, era só uma amostra do que estava para acontecer. O Sporting não foi capaz de fazer ataques. Cada bola que chegava ao meio campo do Benfica era recuperada e originava mais um ataque para os encarnados. Assim era previsível que o golo aparecesse mais cedo ou mais tarde. Entretanto surge outro lance relevante e muito discutido pelos leões. A entrada, a escorregar ou não, de Luisão sobre Liedson. Vermelho? Amarelo? Pelo critério do árbitro ao longo do jogo é amarelo, mas se mostrasse o vermelho...
E o jogo continuou com o Benfica sempre a mandar. E é já com Cardozo lesionado que o Benfica chega ao golo. Grande arrancada de Ruben Amorim pelo flanco direito, cruzamento e ninguém chega à bola, Fábio Coentrão recupera na esquerda, cruza e Cardozo à ponta de lança a marcar o tento inaugural, aos 68 minutos.


Passados mais 10 minutos, um passa soberbo de Ramires isola Pablo Aimar que contorna Rui Patrício para fazer o 2-0.
Daqui para a frente o Benfica a controlar o jogo e o Sporting de cabeça meio perdida. Nada mais a registar além de duas entradas de jogadores do Sporting. Daniel Carriço a atingir, com maldade (não é só Bruno Alves e David Luís), Alan Kardec e a merecer o vermelho directo e Miguel Veloso numa entrada dura sobre Ramires que, lá está, pelo critério do árbitro só deu amarelo, mas podia ser vermelho.
Enfim, o Benfica venceu e está agora a 7 pontos do título.

Sem comentários: