terça-feira, 10 de agosto de 2010

Supertaça - Porto 2, Benfica 0

O Porto venceu a Supertaça Cândido de Oliveira, mais uma!!!
2-0 ao Benfica foi o resultado que permitiu aos Portistas arrecadar o 1º troféu oficial da temporada. Rolando e Falcao os autores dos golos.
O 1º golo apareceu logo aos 3 minutos, depois de um canto, um toque infeliz de Carlos Martins a colocar a bola na cabeça de Rolando que assim batia Roberto e inaugurava o marcador.
Um golo sempre importante nestes jogos, no ínicio da partida e que afectou os encarnados e, pelo contrário, deu um ânimo redobrado aos azuis e brancos. A partir daqui o Porto partiu para uma meia-hora muito boa, com grande capacidade e entrega. O meio-campo do Porto, mais batalhador, superou largamente o criativo meio-campo do Benfica. Fernando, Moutinho e Belluschi chegaram e sobraram para Aimar e Carlos Martins (deu bem para ver a falta que faz Ramires, não só na cobertura aos médios como no auxílio a Ruben Amorim/Maxi Pereira).
O Porto podia ter marcado mais, Roberto evitou com uma grande defesa um "golo de bandeira" a Sapunaru. Sempre com o jogo dominado até à meia hora. A partir daí o Benfica reagiu, finalmente, e começa a ameaçar, pouco, a baliza de Helton (também com uma boa exibição, esteve lá sempre que foi chamado a intervir). O Porto deu a iniciativa ao Benfica, fechando os espaços e partindo forte e rápido para o contra-ataque. Aqui destacou-se Varela, um tormento para a defesa do Benfica e um dos, senão o melhor, em campo.
Na segunda parte, mais do mesmo, o Benfica a tentar, o Porto a controlar até que, em mais um dos contra-ataques lá apareceu o 2º golo. Varela ultrapassou facilmente o amarelado e lesionado Luisão, centrou e Falcao a marcar um excelente golo. 2-0, o jogo estava decidido!
O Benfica teve ainda a sua melhor oportunidade da partida quando Cardozo isolou Saviola mas, mais uma vez, Helton esteve impecavel, e evitou o golo dos encarnados que poderia ter relançado o jogo para os últimos 10 minutos.
Não posso deixar de registar também a indisciplina que imperou a partir de certa altura. No mínimo, 2 jogadores do Benfica não deveriam ter terminado o jogo. As entradas Carlos Martins e César Peixoto são para cartão vermelho, em qualquer parte do Mundo...mas não houve coragem para o fazer. O árbitro fez uma péssima exibição. Se por vezes tenho elogiado esta classe, tenho que condenar veementemente quando situações destas ocorrem. Não há coragem para expulsar jogadores dos 3 grandes em Portugal, é a conclusão que se tirou do passado, que se tira no presente e que espero que não se continue a tirar. De uma vez por todas expulsem quem tiverem que expulsar, doa a quem doer, sem medo de o fazer.
Quanto ao jogo e para concluir, uma vitória justa do Porto, que foi melhor em quase todos os aspectos do jogo, e que assim começa a temporada 2010-2011 a vencer!!!

Sem comentários: