sexta-feira, 4 de maio de 2012

SCP na LIGA EUROPA - grande campanha Europeia

Oitavos, quartos e meias...faltou a ambicionada final de BUCARESTE. Mas foi uma campanha excelente a dos leões que acabaram por ceder em San Mamés diante do Bilbao.
SPORTING x MANCHESTER CITY (3* - 3) (1-0 e 2-3) Depois de deixar facilmente o Porto pelo caminho (goleando os azuis em Manchester por 4-0) toda a gente dizia que o City iria passear diante do Sporting. Esse mesmo pensamento foi o que passou pela cabeça dos jogadores dos Citizens, que em Alvalade não respeitaram minimamente o Sporting e foram brindados com um derrota (1-0). Um golo de sonho, um calcanhar de Xandão. Na segunda mão o City mais alertado, mas que entrou em campo achando que seria fácil inverter a eliminatória. Novo erro. O Sporting chegou ao 2-0. E só na segunda parte é que o City acordou para a realidade. Marcou 3 golos mas estes não foram suficientes. O Sporting pintava mais uma grande página na sua história ao eliminar os Ricos do Manchester City. Rui Patrício tem no último lance da partida uma defesa sublime que impediu a eliminação...cabeçada de Joe Hart.
SPORTING X METALIST (3 - 2) (2-1 e 1-1) Um jogo semelhante ao anterior em termos de favoritismos. Uma equipa teoricamente bem superior à outra, neste caso o Sporting era claramente líder nas "apostas". Mas Sá Pinto não deixou que a equipa caísse no erro que o City caiu frente ao Sporting. Respeitou ao máximo o adversário. Na 1º mão, em Alvalade, o Sporting estava tranquilamente a vencer por 2-0 até que Rui Patrícia cometeu uma grande penalidade mais ou menos escusada...os Ucrânianos marcaram e a vantagem tornava-se assim perigosa para a 2ª mão. Embora sempre achasse que o Metalist tinha melhores hipóteses de bater o Sporting em Alvalade do que na Ucrânia...são claramente uma equipa de contra-ataque... 2ª mão...sofrer e saber sofrer...é o que parece que este Sporting de Sá Pinto sabe melhor fazer. 1-1...permitia ao Sporting avançar para as meias-finais da Liga Europa...Rui Patrício o herói...cometeu penalti na 1º mão mas defendeu outro nesta partida...excelente a forma do guardião da Selecção Nacional. O sonho estava em aberto.
SPORTING x ATHLETIC BILBAO (3 - 4) (2-1 e 1-3) Terminava o sonho...mas não foi sonho...era uma possibilidade bem real a do Sporting vencer a Liga Europa deste ano. Os adeptos do Sporting só podem estar orgulhosos do seu clube...excelente campanha Europeia. 1ª mão, na minha opinião foi aqui que o Sporting perdeu a eliminatória. Os leões venceram por 2-1. Os Bascos estiveram na frente, até podiam ter feito o 2-0, mas o Sporting deu a volta. Excelente, o Sporting submeteu o Bilbao a uma pressão a uma intensidade de jogo que...aos Bascos não restava recolherem-se na sua área e evitar males maiores. O Sporting teve oportunidades para vencer por mais um golo, até por mais 2, mas na verdade o resultado foi 2-1...curto...talvez...é sempre complicado...basta 1 golo caseiro do adversário e...estás fora...Grandes golos de Ínsua (cabeceamento espectacular) e de Capel (grande bomba do meio da rua). Na 2ª mão...1-0 para o Bilbao...1-1 por Wolfswinkel...numa altura excelente do jogo...exigia-se um recolher das tropas, um jogo de contenção e não de entusiasmo exacerbado...o intervalo estava à porta, era bom manter o empate e ir para os balneáriso recolher forças para a 2ª metade que ía ser intensissíma...Mas a vedade é que empolgado, o Sporting ainda permitiu que o Athletic se adiantasse novamente em cima dos 45 mins da 1ª parte...igualando assim a eliminatória...enchendo de moral um lado e desmotivando o outro. Na 2ª parte o que se esperava...todos os jogadores deram o que tinham...intensidade altíssima na partida...e lamentavelmente partida decidisa ao minuto 89 por Llorente quando já se se aguardava pelo prolongamento. Acabava assim um sonho bonito. O Sporting caiu nas meias mas caiu de pé.

Sem comentários: