quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Porto x Benfica



Mais de uma semana depois escrevo sobre o Porto x Benfica. Um jogo que, quer para um lado quer para o outro, ninguém deve esquecer.

O Porto foi...mais adulto, mais experiente, mais batalhador, teve mais entrega ao jogo, preparou melhor o jogo, controlou melhor o jogo, foi eficaz, foi eficiente e foi em momentos do jogo brilhante.
Do outro lado tudo ao contrário, parecia uma equipa de juniores, com experiência mínima, que não saía lá de trás, nervoso, muito nervoso aliás, foi tudo muito fraco.

Enquanto que do lado azul e branco é difícil escolher o melhor entre tantos bons, nos encarnados foi difícil escolher algum jogador menos mau. Roberto não esteve mal mas se confrontarmos este facto com os 5 golos sofridos...fica no mesmo saco que os outros.

5-0, 1, 2, 3, 4, 5...que grande sensação para todo o "mundo" azul e branco e que grande humilhação para os Campeões Nacionais. Esperava-se uma vitória do Porto, ela é sempre o resultado mais normal quando estas duas equipas se defrontam na Invicta, mas não por estes números.

No Porto todos bem. Hélton pouco foi chamado a intervir mas quando foi lá estava ele...a mostrar-se como um excelente guarda-redes para um grande...pouco é chamado mas quando é está lá.
A defesa impecável. Não é que o trabalho tenha sido muito mas, tudo tranquilo na rectaguarda Portista, com Sapunaru a surpreender e a ser mesmo o melhor neste sector anulando as ténues investidas de Fábio Coentrão e Nico Gaitán.
No Meio...todos excelentes. Guarín assumiu o lugar de Fernando (lesionado) e foi o tampão que neutralizou as investidas pelo meio dos encarnados. Se os médios encarnados passavam pelos médios mais adiantados do Porto lá estava o Colômbiano a anular essas mesmas investidas. Muito bem, dos melhores jogos que fez em 2 anos de clube. Moutinho a trabalhar, excelente. Um faz tudo, sobe, desce, recupera bolas, entrega-as redondinhas...a caminho da maturidade. Belluschi, o Argentino tantas vezes aqui elogiado não me deixou ficar mal. Encheu o campo. Ele e Hulk decidiram a partida com as suas investidas pela direita, deixando quem lhe aparecia pela frente em pânico. Já se sabe que as convocatórias de Selecções dependem muito do treinador actual mas Belluschi já merecia nova oportunidade na selecção das Pampas.
Na frente os marcadores dos golos. Os melhores marcadores do Porto e do Campeonato. Varela abriu o activo, Falcao marcou 2 e Hulk fechou as contas bisando também. O 2º golo do jogo...marcado por Falcao é um golaço...toda a Colômbia viu e reviu este gesto magnífico do matador do Porto. Um verdadeiro Ponta de lança...mais ano menos ano lançado para outros vôos.



Hulk...o homem. o gigante para quem todos olhavam. E não desiludiu. Se toda a equipa merece elogios tem sempre que haver um destaque...e o Brasileiro foi o MVP do jogo. Já não há palavras...Hulk "destruiu", foi brilhante...e registe-se, com enorme fair-play, antes, durante e depois da partida. Assim também se faz um craque.



No Benfica, uma derrota muito dolorosa. Ficou-se com a ideia que se o Porto forçasse mais, maior seria a goleada. A apatia já era notória logo de ínicio e aumentou com o 1º golo azul e branco. David Luiz ruiu, acabou para o jogo nesse momento, em que ficou nas covas, com Hulk a passar de mota. E depois vieram o 2º e o 3º.
Após o intervalo as coisas pareciam mais calmas...o Benfica tentava segurar o 0-3 (!!!)...mas afinal não estavam. E quem melhor para o mostrar que o próprio capitão de equipa...uma cotovelada em Guarín...e expulsão para Luisão.
De resto...não consigo muito sinceramente falar de mais exibições dos jogadores do Benfica. Elogiá-los seria injusto e mandá-los abaixo também não o quero fazer. Os Benfiquistas esperam que tenha sido um jogo mau. Porque se não o for muita coisa pode ser posta em causa.

No duelo de treinadores o teenager Villas Boas venceu igualmente, em todos os sentidos, o considerado catedrático (o ano passado até era dos melhores do Mundo) Jorge Jesus. Villas Boas com excelente previsão e leitura da partida. Entrou em campo com os melhores, tacticamente exemplar, enquanto Jesus...só erros, David Luiz à esquerda quando diz que Fábio Coentrão é dos melhores da Europa, Sidnei sem ritmo é lançado num jogo destes...enfim...erros atrás de erros aos quais o treinador encarnado não nos habituou mas que pelos vistos se vão tornando hábito.

O Porto Brilhante...o Benfica...

Sem comentários: