quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Hapoel 3 - Benfica 0 - O que se passa?

0-3, mais uma derrota. Pesada, humilhante, sem explicação. Ou com várias explicações possíveis. A capa do jornal A Bola de hoje "não podem ou não querem?" é um excelente título para o que se está a passar actualmente no clube.

No Benfica passa-se quase sempre o mesmo. Ganha-se 1 ano e já se entitulam de os "melhores e os maiores, etc". E aqui começam algumas liberdades por parte de todos, desde a Direcção, ao treinador e aos jogadores. Todos se julgam os melhores quando na verdade não o são. Pelo contrário, o que têm mostrado é uma banalidade.

A Direcção faz negócios, sob as bandeiras, sempre as mesmas, de limpeza das dívidas, construção do Estádio (em 2040 ainda vamos estar a ouvir esta lenga lenga), credibilização do clube, regresso aos títulos, sem que ninguém conteste. Como se a um Presidente do Benfica não fosse exigido dar o melhor. O clube construiu um estádio, limpou as dívidas, óptimo, mas a vida continua, não para aqui. O clube tem que evoluir.

As contratações efectuadas são sempre numa perspectiva de negócio, por vezes fazendo do clube um entreposto. O Plantel foi mal construído, não foram acauteladas as saídas, não foram reforçados os sectores mais necessitados. Isto não se trata de gerir uma empresa. Trata-se da gestão de um clube e de uma equipa de Futebol e isso não está a ser feito. Adquiriram-se sim passes de jogadores sempre para os mesmos lugares, aqueles que mais dinheiro podem render. Gastou-se 8,5 € em Roberto (que contornos terá este negócio?), 8 € em Gaitan, 5 em Jara, 4 em Rodrigo que foi imediatamente emprestado ??!!!???, e ainda se falam em mais reforços em Janeiro, para que lugares? Avançado e extremo esquerdo!!! A equipa precisa de reforçar outros sectores, as laterais da defesa por exemplo.

Jesus coloca a jogar aqueles que lhe parecem interessar. Mais uma vez, ontem, tira Saviola ao intervalo (está a tirar toda a confiança a um dos melhores jogadores do plantel) e deixa em campo Kardec. Porquê? Interessa ao treinador?
A atitude do técnico não é a mesma do ano passado e dos anos anteriores. Não é o mesmo Jorge Jesus que conhecemos. Porquê?

Os jogadores querem (ou não querem) mas não conseguem. Não correm todos para o mesmo lado, em conjunto, pela equipa. Correm por si.
David Luiz está cá...mas não está cá. Porquê?
Vêem-se poucos jogadores com a atitude de Luisão, Aimar ou Saviola (por mais que as coisas não lhes corram bem).

Maxi é uma sombra de si próprio, David Luiz...o que dizer, Javi Garcia apático, Sálvio e Gaitan que até tiveram um voto de confiança do Seleccionador Argentino não se mostram capazes, Cardozo já mostrou vontade de sair em várias ocasiões...Enfim, não vale a pena continuar a lista. Há que criar condições de satisfação aos jogadores, se não o conseguirem...vendam-nos. E não se está a fazer nem uma coisa nem outra.
O Benfica não pode ser uma equipa de momentos pontuais. Ganhou 1 título e agora...descansa-se. Quem está tem que querer estar e quem não quiser..saia. Agora o clube tem que lutar, todos os dias, todos os anos, sempre.

A culpa é de todos mas, na minha opinião, o maior responsável é a Direcção. O exemplo vem de cima. E os exemplos não têm sido os melhores. Parece que tudo cheira a esturro, que são só negociatas escuras, obscuras...muita coisa não faz sentido.

Jesus ou alinha com a Direcção ou se vai por si, vai pelo mesmo caminho. Contratações...Peixoto, Éder Luís...Jesus é só treinador? Mais nada? A função de Jorge Jesus tem que resumir-se a treinar o clube, nada mais.

E os jogadores, insatisfeitos, não rendem o que se espera deles. Mais, querem sair...não só para melhorar as suas condições mas também para saírem deste emaranhado de problemas.

Os adeptos contestam mas resignam-se. 3 derrotas no ínicio do Campeonato, 5-0 no Porto, 3-0 ontem, 10 golos sofridos na Champions com exibições desoladoras. Não foi isto que lhes "prometeram". Ou li e ouvi mal?

O Benfica é um "gigante", isso é verdade...mas não é preciso muito para virar um "monstro". A Direcção está a criar um "monstro". Ia ganhar a Champions, ia voltar a liderar o panorama Nacional, estava tudo bem mas afinal, está tudo mal e bem díficil de controlar o "monstro". A culpa não é de mais ninguém, é de quem o criou. Todos insatisfeitos. Direcção porque não vê resultados, Treinador porque não consegue resultados e jogadores porque querem mais, melhores condições ou simplesmente porque não concordam com as coordenadas vindas de cima.

Isto está a ficar...nada bonito para o Benfica.

Sobre o jogo de ontem...uma palermice. 20 cantos? Não dão golos. Mais posse de bola? Não ganha jogos. Atitude? Muito pouca. Resumo, a modesta equipa do Hapoel goleou o Benfica por 3-0, nada comum por estes lados como espelhou a festa dos jogadores Israelitas no final da partida e como mostram os festejos dos adeptos no Rossio lá do sítio.
Uma vergonha, sem desculpas.

Só para finalizar, porque é que Rui Costa não fala?

Sem comentários: