terça-feira, 30 de novembro de 2010

Então..Tchau...

A frase do fim de semana, Jorge Jesus abandona o flash-interview com um..."então tchau...". Isto só em Portugal.
Continua-se a querer comparar o nosso campeonato e todas as suas logísticas a outros Campeonatos Europeus...impossível. Têm todos um nível...abaixo dos outros. É uma história de longa data...por cá faz-se o que quer, quando interessa. Quando se está a ganhar fala-se de uma maneira e quando sucede o inverso fala-se de outra ou...simplesmente não se fala.

Todos têm culpa. Jorge Jesus perde logo a razão quando abandona a entrevista rápida desta maneira. O que faz sentido é responder às questões sobre o jogo e se, no limite, não "gostar" das questões limita-se a responder "só respondo a questões sobre o jogo", por exemplo. Mas não. Prefere mostrar o seu descontentamento e o seu incómodo perante certas questões, a mostrar exactamente que alguma coisa não vai bem.

Questões sobre o jogo, é para isso que serve a flash-interview. Para, a seguir à partida, os intervenientes tecerem um comentário acerca da mesma. Mas por cá não. Pergunta-se o que quer, sempre numa onda mais provocatória para ver quem cai nessas mesmas provocações. E Jorge Jesus caiu. E fala-se a semana toda.
O incrível é ouvir, num tom desplicente e acusatório o jornalista a dizer que quem decide as perguntas sou eu e que isto não é a Benfica TV. Sinceramente...que liberdades são estas? Lá está...diz-se o que se quer, quando quer, como quer...sem que nada aconteça.

Tá tudo errado, por cá quere-se fazer as coisas bem feitas mas sai tudo ao lado. O jornalismo que se faz por cá não é, na maioria dos casos, bom. Há sempre alguma coisa por trás. Mas por outro lado, os intervenientes, neste caso Jorge Jesus, também são culpados. Quando as coisas estão a correr de feição está tudo bem, tudo se permite, são só sorrizos, etc, quando corre mal...as atitudes são estas. Tem que se ser sempre igual, agir de uma só maneira, as atitudes têm que ser sempre iguais...como dizia Maradona, "soy blanco o negro, gris...no".

Quem quer fazer mais questões...dirija-se à sala de imprensa, aí sim poderão fazer as perguntas que entenderem. Ou não se percebe o conceito de flash-interview, o que para um jornalista é mau ou, "já se está com ela fisgada".

Sem comentários: