quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CL (dia 5) Shakhtar 0, Porto 2


Excelente e moralizadora vitória para o Porto ontem em Donetsk.
Uma equipa solidária, a dar tudo o que tinha e com um Hulk, não no seu apogeu mas, a fazer a diferença.



O Porto sofreu com as investidas dos Ucrânianos, nunca se deixou desmoralizar e na altura certa soube dar a "estocada final". O Shakhtar enviou bolas ao poste, criou várias oportunidades mas o Porto nunca descurou o ataque ou o contra-ataque e, sempre que o fazia era com perigo (o golo azul até poderia ter surgido antes).
Era o que eu pensava, quem marcasse primeiro acabaria por vencer a partida. Quem sofresse o primeiro golo iria, com toda a certeza, desmoralizar-se. O Porto pela sequência negativa que trazia e o Shakhtar porque este ano as coisas não vão assim muito bem na CL (é último do grupo).


Os Portistas fartaram-se de correr. Faz impressão, de facto, ver o jogo de Coimbra, p.e., e ver o de ontem. O que aconteceu? Isto sim é mais parecido com o Porto que conhecemos, que luta de início ao fim. Muita garra, muita vontade, sorte (também faz falta), muita entrega e paciência.

A nível individual destaque claro para Hulk (marcou o primeiro e esteve excelente na jogada que originou o segundo), e também para Hélton (que além das boas paradas que fez deu tranquilidade aos seus companheiros) e Moutinho (lutador, a formiga operária que conhecemos, e desiquilibrador, p.e., como na magnífica assistência para o golo de Hulk).

O Porto está na luta. Uma vitória na última jornada dará a continuidade na CL, e o primeiro lugar é mesmo possível, bastanto juntar a vitória azul a uma derrota do, mais que surpreendente, Apoel (já apurado).
Uma coisa é certa, a continuidade nas competições europeias está garantida e o Porto sai de Donestsk revigorado, após esta excelente e importantíssima (por todos os motivos e mais algum) vitória.

Sem comentários: