quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Bundesliga - do melhor que há no momento

Para mim o campeonato Inglês continua, e há-de continuar sempre, no top dos top, não há volta a dar. Sou suspeito, já são muitos anos disto. É o melhor e não há volta a dar.
Desde há uns anos "dediquei" mais tempo ao futebol Alemão, à Bundelisga. E fui "recompensado", hoje em dia mais que nunca. É seguramente a "2ª liga" do momento. Acima da Espanhola, bem acima do Italiano, do Francês, do nosso, etc.

Futebol atacante, atractivo, técnico, em força, poderoso por vezes, espectacular mesmo. Vale a pena.
Mourinho não se alheou deste facto e já em anos anteriores se reforçou com craques Alemães, Ozil, Khedira e Sahín (que foi pena não ter resultado em Madrid, é um jogadorzasso).
Agora começam também outros emblemas e treinadores a apostar em jogadores alemães ou oriundos da Bundelisga, como foi o caso de Ferguson que não hesitou em pagar cerca de 20 M € ao Dortmund por Kagawa.

Na Alemanha contamos sempre com o poderoso Bayern, uma potência do futebol Mundial, uma equipa cheia de craques e que neste momento lidera a Bundelisga (curiosamente perdeu este fds pela 1ª vez, em casa, frente ao Leverkusen).
Encontramos também aquela que para mim é neste momento umas das 5 melhores equipas da Europa, o Borussia Dortmund. Uma equipa "equipa", com jogadores que se fizeram craques ali, não o sendo antes, beneficiaram do "grupo" e começaram a explanar tudo o que têm de melhor. Uma grande equipa liderada por Jurgen Klopp, onde aparece a estrela "Gotze" mas também os eficazes Lewandowski e Piesczek, entre outros.
Temos ainda outros emblemas fortes como o Schalke 04, o Leverkusen, o Hamburgo (que apesar de já ter vivido dias melhores é sempre um histórico e uma força), o Stuttgart, o Werder Bremen, o "ressuscitado" Monchengladbach, a surpresa Eintracht Frankfurt, enfim uma Liga muito forte, muito equilibrada, com algumas estrelas, com imensos jogadores a despontar e onde essencialmente não se "cortam as pernas" a jogadores através de sistemas tácticos rígidos. Todos à sua maneira têm oportunidade de brilhar e mostrar o seu futebol.

Grandes jogadores são muitos. No Bayern são quase todos, no Dortmund os já referidos Gotze e Lewandwski, no Schalke temos Huntelaar, Farfan, Afellay e o jovem Draxler como figuras de prôa. No Leverkusen o guardião Leno, Lards Bender, Schurrle e Kiessling equilibram a equipa de trás para a frente. O Hamburgo reforçou-se com o regressado Van der Vaart, Diego brilha no Wolfsburgo.
Depois temos ainda Marc-André Stegen, o jovem gr do Gladbach, que já é dos melhores guardiões Alemães e será com certeza um dos melhores do Mundo. Hummels, central do Dortmund que faz lembrar Baresi, baixo mas duma eficiência...Reus, um dos melhores da Liga passada e transferido milionariamente do Gladbach para o Dortmund, enfim, um leque de jogadores de top que trazem uma qualidade tremenda a esta Liga.

Tudo isto em estádios sempre repletos, com adeptos à séria, em "Arenas" espectaculares, do melhor que há no Mundo.

Um campeonato magnífico.


HUMMELS e SUBOTIC, centrais do Dortmund

Huntelaar, goleador do Schake

Thomas Muller, marca, assiste, grande avançado do Bayern

ter Stegen, o futuro é dele

van der Vaart, estrela do Hamburgo
 
 
Estádio do Dortmund, sempre lotadíssimo

A Arena do Eintracht Frankfurt

e a Arena do Hamburgo

Sem comentários: