segunda-feira, 21 de março de 2011

As eleições do SCP

Algumas das minhas ideias sobre eleições e candidatos a Presidente do Sporting CP:

- Fala-se muito em mudança, em corte com passado. A confirmar-se as últimas sondagens (eleição de Bruno de Carvalho) é o passar de 8 para o 80. Era melhor um meio termo.

- Esse meio termo, Dias Ferreira, terá provavelmente as melhores opções. O próprio, com ponderação e o Sportinguismo apaixonado que se conhece seriam mais benéficos. Futre, não é por ter ido para o Porto ou para o Benfica que deixa de ser bom. Goste-se ou não é um bom profissional e que dará tudo pelo clube sem grandes interesses (a não ser esse mesmo, o de servir o clube). E Rijkaard, um treinador já Campeão Europeu e que se enquadra mais na estrutura que defendo para o Sporting, formação e algumas contratações sonantes.

- O que Bruno de Carvalho mostra aos olhos Sportinguistas é de facto atractivo. Mas não acredito que haja coisas assim tão fáceis como estas parecem...há contrapartidas por trás. Se as coisas não correrem bem...até estou a ver, no limite, um destes investidores Russos a tomarem conta do Sporting (e isso até pode nem ser mau mas...) ou pior.

- Abrantes Mendes e Pedro Baltazar deviam desistir. E se torcem por algum outro candidato poderiam ajudá-lo...juntando-se a outro de quem não gostam tanto...a presença destes 2 candidatos em alguma das listas seria prejudicial à mesma...Abrantes Mendes já vai na segunda eleição, agora, provavelmente, com mais uns 1 ou 2%. E Baltazar apresentou uns trunfos excelentes...umas fotos com o Presidente do Real Madrid.

- Godinho Lopes tem alguns trunfos. Ele não é com toda a certeza, parece-me muito fraco. Os trunfos sim são a sintonia entre Luís Duque e Carlos Freitas. Ah, tem Domingos Paciência também...uma escolha acerteda é certo. Mas outras medidas...os Scouts...Beto Acosta, André Cruz, etc, etc...epá, acredito que eles trabalhem bem, que identifiquem os melhores jogadores nos seus países mas isso é uma coisa...ter poderio financeiro para os adquirir...já é outra. Mas pronto...com Godinho Lopes o Sporting poderia gabar-se de ter um dos melhores conjuntos de Scouting do Mundo.

- o futebol e os seus adeptos parecem de facto algo irracionais. Van Basten aparece ao lado de Bruno de Carvalho e Inácio e meia Alvalade vem abaixo...nem se importando com mais um empate a zero...como se fosse Van Basten o salvador...nem se fosse o Van Basten para jogar lá na frente as coisas se resolviam quanto mais...mas ok, faz parte...é a euforia normal destes momentos. Mas muitas vezes o problema é este...emoção em vez de razão.

- Bruno de Carvalho parece-me que não é o homem certo, parece-me que não tem "estaleca" para isto. Espero estar enganado. O Sporting não pode correr mais riscos...e com um Presidente assim...mesmo que as suas intensões sejam as melhores...às vezes não basta querer...algo de muito grave pode acontecer.

- a melhor opção para treinar o clube seria Domingos Paciência (analisando todos os prismas). Essencialmente não seria um treinador tão caro como os outros que vão surgindo. Ninguém me garante que Zico, Rijkaard ou Van Basten tenham sucesso imediato...e um despedimento que qualquer um destes três nomes é bem " € pesado €".

- Bruno de Carvalho mostrou inteligência. Com todo este mediatismo à sua volta afastou 3 candidatos da corrida e até é bem provável que ganhe as eleições. Jogou forte e para já está-se a dar bem.

- Godinho Lopes deve ter alguma na manga...se não tiver já perdeu...tem que ter uma semana muito forte para recuperar os votos perdidos.

- Dias Ferreira diz que vai até ao fim mas na verdade já desistiu...começou bem e apresentou Futre e Rijkaard e parou...parece que as sondagens que foram surgindo o deixaram de cabeça em baixo e sem poder de reacção.

Sem comentários: