terça-feira, 6 de outubro de 2009

Resta-nos acreditar

Fim de semana decisivo, ou não, para as nossas Selecções. Sim, esta semana teremos dupla nacionalidade, seremos também dinamarqueses.
Vamos ver o que acontece em Copenhaga. Vamos ver. Não é virgem a situação em que entre estas duas selecções, “irmãs”, uma delas abdica da vitória para que a outra também se qualifique, quer em Mundiais, quer em Europeus, quer como neste caso em apuramentos. Estou de facto um pouco apreensivo, mas espero para ver. Espero que as minhas desconfianças não tenham razão de ser.
Agora Portugal. Não tenho qualquer gosto em falar mal da Selecção, muito pelo contrário. Agora, desde o inicio desta campanha que há muitas coisas que não percebo. E se o facto de a nossa, quase, não-qualificação me deixar de boca aberta, as convocatórias deixam-me ainda mais espantado. Não faz qualquer sentido, desde os 3 guarda-redes convocados, Bosingwa não pode jogar o 1º jogo, o mais complicado destes dois, e a alternativa é Paulo Ferreira que está lesionado há meses (ou será que Queiroz gostou de Rolando à direita e será este a aposta?), Tiago vem lesionado, César Peixoto é convocado quando parece que já há lateral esquerdo (porque não o convocou antes quando era titular em Braga e andou a testar Gonçalo Brandão), Pedro Mendes seria importante mas já anteriormente e Nuno Assis, que sentido faz nesta altura? Será que estes últimos conhecem melhor as características de húngaros e malteses que os outros? Não percebo sinceramente. É a única explicação. A dois jogos do fim da qualificação são convocados jogadores novos? Ou então Queiroz já está de facto a tentar encontrar jogadores e equipa para a próxima qualificação, para o Euro 2012. Neste momento já não deveriam haver dúvidas acerca dos convocados. Já devia haver um núcleo duro. Dentro de um grupo de 25 deveriam sair os convocados para os jogos da selecção e casualmente, chamar um ou outro jogador que esteja de facto a despontar (não que faça um bom jogo de vez em quando), ou para tapar eventuais lesões ou desvios de forma. Pois é isto que não acontece. A cada convocatória há sempre 3/4/5 novidades.
Resta-me torcer, convictamente, pelas vitórias portuguesa e dinamarquesa e espero ter que “dar a mão à palmatória” e que Queiroz tenha razão, e eu não.

Sem comentários: