terça-feira, 6 de outubro de 2009

Paulo Bento e o Sporting

Esta semana está a ser conturbada para os lados de Alvalade, ou melhor é a continuação do ambiente que já se vive há algum tempo.
Não me esqueço que nas épocas anteriores o Sporting também começou com alguns tropeções, algumas dúvidas, futebol de pouca qualidade e acabou por recuperar bem, mas este ano as coisas parecem não estar mesmo a correr de feição. Sempre fui da opinião que Paulo Bento é um óptimo treinador e sempre fui a favor da continuidade dos treinadores durante várias épocas nos clubes. Mas em Portugal isto talvez não faça muito sentido. Basta reparar no exemplo de Jesualdo que ganha campeonatos e à mínima falha começa a ser contestado. Assim, o que dizer de Paulo Bento?
Não fui a favor da renovação de Paulo Bento, sempre achei que seria mau quer para um quer para outro lado.
Para o Sporting porque penso que 4 épocas com o mesmo treinador, e este em particular, são épocas suficientes. O treinador está desgastado e quer jogadores quer adeptos querem uma opção diferente. Pelo menos é isto que parece em campo, que os jogadores já estão “fartos” ou que não se divertem com este tipo de jogo, muito rígido e onde raramente há liberdade para o espectáculo. Temos ainda que os jogadores são criticados e castigados pelo treinador (Veloso, Vukcevic, Moutinho, Stojkovic) pelo seu comportamento, mas vêem jornada após jornada Paulo Bento não ter o comportamento mais adequado, não sendo o melhor exemplo e não tendo assim grande “moral”.
Para Paulo Bento porque penso, que mais cedo ou mais tarde, terá que abdicar da sua posição, e uma não-renovação teria evitado tal facto, saía mais ou menos bem e com outros créditos, e evitaria mágoas e sentimentos de revolta que, normalmente, surgirão.
A alternativa, ficando as coisas como estão, será mudarem. Mudar Paulo Bento o seu estilo de jogo, dar liberdade aos jogadores, o seu comportamento, evitando tanto desgaste. Mudarem os jogadores, aplicando-se mais e mais, e pondo na cabeça que neste momento têm que correr contra tudo e contra todos (adeptos desgostosos, imprensa altamente critica, etc) unindo-se nesta causa. E mudarem também as atitudes dos dirigentes, protegendo mais jogadores e treinador e tendo mais atenção ao que se passa em sua casa em vez de estarem constantemente a enviar “recados” e criticas para outros. Se não mudarem a estrutura que mudem de atitude, porque ainda vão a tempo.



Sem comentários: