Cumpridas que estão 7 jornadas da Liga, e com este interregno, ficam aqui os nomes que para mim mais se têm destacado até ao momento no nosso campeonato, jogadores que estão a despontar, confirmações e um ou outro que parece que encontraram uma segunda vida.
UKRA (Olhanense) : uma surpresa de facto. Rapidíssimo, grande técnica, é o jogador que muda a velocidade ao jogo do Olhanense. Está a fazer grandes jogos quer no clube algarvio quer ao serviço dos sub-21.
SILVESTRE VARELA (FC Porto) : Surpresa? Temos que dizer que sim. Por mais que todos acreditássemos no valor do jogador nem mesmo os mais, Portistas, optimistas imaginariam o quão importante seria Varela neste momento. Rápido, agressivo, determinado, arrojado o “Drogba da Caparica” tem mostrado que os anos passados em clubes de menor dimensão foram importantes e agora chegado ao FC Porto tem tido as oportunidades que parece merecer. Parece um jogador à Porto, encaixa que nem uma luva. A recente lesão veio parar aquilo de muito bom que estava a fazer.
HUGO VIANA (Sp. Braga) : Rejuvenescido. Afastado do Valência, por opção ou pelas constantes lesões, Hugo Viana vem emprestado ao Braga. Começou com baixo ritmo, mas Domingos ao ver a influência que este jogador podia ter na sua equipa lançou-o às feras. Neste momento é já um indiscutível. Hugo Viana tem de facto um pé esquerdo muito bom e pode ter encontrado, neste regresso ao nosso campeonato, a melhor maneira de relançar a sua carreira. Um exemplo também para outros casos, que só ponderam um regresso ao nosso país se for para jogar num dos grandes. O mais importante nestes casos é voltar a jogar com regularidade e Hugo Viana escolheu bem.
RUBEN MICAEL (Nacional) : Numa equipa super-competitiva este é o nome que mais se destaca. Não só no Campeonato Nacional mas também na Liga Europa Ruben Micael tem-se mostrado a toda a gente. Perspicaz, empenhado, lutador, de remate fácil, um óptimo jogador de equipa. Já tinha dado nas vistas na época anterior e agora começa a confirmar tudo o que se suspeitava. Talvez não acabe a época na Choupana.
CARLÃO (União de Leiria) : Referenciado ao Sporting pela glória leonina e agora treinador dos leirienses Manuel Fernandes, Carlão é um avançado possante, capaz de lutar sozinho contra uma defesa e com um remate fortíssimo. Faz lembrar Nené, antigo avançado do Nacional, agora no Cagliari. Tem sido a grande figura da equipa e Manuel Fernandes tinha razão, é muito bom jogador. Se continuar assim irá mesmo para um grande, mas dadas as dificuldades financeiras do Sporting seguirá Carlão para Alvalade?
ALAN (Sp. Braga) : A grande figura do líder da Liga e da própria Liga até este momento. Jogador com grande mobilidade e com bastante técnica, Alan marcou ao Sporting (um dos melhores golos do Campeonato) e ao seu ex-clube, FC Porto, num golpe de sorte. Está com a moral em alta, acredita em si e na sua equipa e pode continuar a decidir mais jogos como fez em Olhão dando mais uma vitória ao Sporting de Braga.
EDUARDO (Sp. Braga) : Não sendo consensual na baliza da selecção nacional, Eduardo é um dos pontos fortes, senão o mais forte, da equipa do Sporting de Braga. Muita calma, postura, bom posicionamento entre os postes e lidera muito bem a sua defesa. Tem sido um dos 4/5 jogadores fulcrais desta equipa sensação da Liga.
FALCAO (FC Porto) : Tal como não se esperava tanto de Varela, também de Falcao não se esperava tanto ou pelo menos tanto em tão pouco tempo. Falcao tem à 7ª jornada 7 golos e tem sido o abono de família dos portistas. Grande discernimento, lutador e eficaz. É certo que já vimos outros exemplos de grandes primeiras voltas (Postiga, Adriano) de jogadores que depois vêm a desiludir, no entanto não parece o caso. Falcao tem tudo para singrar no Porto e no futebol europeu. O calcanhar ao Atlético de Madrid foi o momento alto até agora, um golo soberbo, mas o que marcou ao Sporting mostra também que é ponta de lança a sério.
CARDOZO (Benfica) : O melhor marcador à 7ª jornada com 8 golos. Já marcou de todas as maneiras, com o pé, com a cabeça, de pénalti, de livre. É um grande ponta de lança, poderoso, e está muito mais dedicado do que nas épocas anteriores. Mas não é consensual, ou pelo menos talvez não seja adaptável a todos os tipos de jogo. Quique não o colocava e na selecção a sua utilização é reduzida. Jesus acha-o imprescindível e tem sido decisivo no bom começo de época do Benfica.
LUISÃO (Benfica) : Fui da opinião que o Benfica o deveria vender (se é verdadeira a proposta de 12,5 M € da Fiorentina). Tinha como certo que David Luiz, Sidnei e Miguel Vitor (e depois ainda apareceu Roderick) dariam conta do recado. Enganei-me completamente. Luisão é mesmo fundamental. É o líder da defesa e da equipa. Muitas vezes se elogiam os trincos por passarem despercebidos e fazerem grandes jogos, mas o mesmo está a acontecer com Luisão este ano na defesa dos encarnados. Com as atenções em Aimar, Saviola, Cardozo, Di Maria, etc, esquecem-se daquele que para mim está a ser o melhor e mais importante jogador do Benfica até ao momento. Muito sóbrio, sereno, confiante, sempre atento e sempre líder.
MIGUEL VELOSO (Sporting) : Grande início de temporada. Com a cabeça limpa e em prol da equipa Veloso tem sido este ano o patrão do meio campo dos leões. Vamos ver se rumores de transferências não deitam, novamente, tudo a perder.
OUTROS JOGADORES EM DESTAQUE E A MERECEREM ATENÇÃO:
EDGAR (Nacional), já leva 4 golos e só chegou no fecho do mercado;
RAMIRES (Benfica), para já confirma o que se dizia dele. Os 4 golos surpreendem;
NÉLSON (Belenenses), entre uma comunidade de jovens a experiencia é um posto. Tem estado muito bem;
CARRIÇO (Sporting), é neste momento o melhor central do Sporting. Adivinha-se um grande futuro. Grande determinação e garra de leão;
CASTRO (Olhanense), a par de Ukra é outra das revelações dos algarvios. Ainda jovem espera-se que evolua bem e rápido. A selecção precisa de bons trincos;
MOSSORÓ (Sp. Braga), promissor no Brasil e depois de uma boa temporada no Marítimo, Mossoró está a ter a sua melhor temporada em Braga;
DAVID LUIZ (Benfica), tem muito potencial. Está a fazer um grande começo de época. Vamos ver se mantém ou se, como em anos anteriores, “se vai abaixo”;
EVALDO (Sp. Braga), óptimo lateral, muito sóbrio e eficaz. Não se desmotivou por ter sido abortada a transferência para a Alemanha (Colónia);
BELLUSCHI (FC Porto), grande contratação, já tem um ano de Europa e quando se habituar definitivamente à sua nova equipa pode ser um caso sério. Excelente a desmarcar os companheiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário