Grande evento no próximo ano, Janeiro, no continente africano, é a CAN-Taça das Nações Africanas-que se disputará em Angola. País em grande crescimento, Angola pretende organizar um evento 5 estrelas onde tudo corra bem, um evento exemplar. Segundo o Presidente José Eduardo dos Santos o desporto deve ter um papel de união entre todas as nações africanas. Esta organização tem como compromisso dar o exemplo, balançando Desporto, Cultura e Normas Ambientais durante a sua realização. Com novas instalações desportivas, dignas dos melhores, a organização terá disponíveis 4 estádios, o principal na capital Luanda com capacidade para 40.000 pessoas e outros 3 com capacidade para cerca de 20.000 pessoas nas cidades de Benguela, Cabinda e Huíla. Há grande expectativa entre o povo angolano e entre dirigentes do país e da própria Federação Angolana.
O sorteio da CAN 2010 decorrerá no próximo dia 20 de Novembro e esperam os angolanos que este lhes seja favorável, permitindo passar pelo menos à fase seguinte. Manuel José, o treinador português escolhido para orientar os destinos da selecção anfitriã, já acalmou os ânimos dos mais ambiciosos, que exigiam o título. Angola não tem grande historial na competição e tem uma equipa com algumas debilidades. Quando olhamos para os adversários deparamo-nos com Gana, Costa do Marfim, Camarões, Nigéria, Mali, Tunísia, Marrocos, Egipto, tudo equipas um patamar acima da angolana. É de facto muito complicado, por isso mesmo o seleccionador angolano referiu que passar a 1ª fase já seria uma vitória.
De qualquer maneira interessa referir, principalmente, o facto de este ano haver CAN. Uma das competições que mais me agrada e que sigo sempre com especial atenção. Futebol força, futebol raça, futebol puro e genuíno, com atletas magníficos, com um entusiasmo maravilhoso quer no relvado quer nas bancadas. É a alegria do povo, de todas estas nações. É de facto um espectáculo. Jogadores como Adebayor, Drogba, Essien, Kalou, Eto´o, Obi Mikel, Kanouté, Abou Trika, entre muitos outros vão com toda a certeza proporcionar-nos momentos mágicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário