quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Liga Sagres - Novembro


Por cá o Braga é a equipa de maior revelo. Apesar de ter sido derrotado no derby do Minho (0-1 em Guimarães) os arsenalistas venceram o Benfica (2-0), provavelmenete no jogo mais mediático da sua história, e acabaram o mês com mais uma vitória (também por 2-0) sobre o Leiria, numa exibição forte. O Braga aguenta-se no 1º lugar, não fica nada a dever a Benfica e Porto e parece-me mesmo que é candidato ao título. É impossivel não o ser. Tem um bom ataque e uma defesa, liderada por Eduardo, que consentiu 5 golos até ao momento, o melhor registo da liga. Domingos mantém-se calmo e essa calma passa para a equipa que mostra tranquilidade, maturidade e a matreirice, no bom sentido, nos seus jogos.
O Benfica é 2º. Com o empate em Alvalade fica novamente a 2 pontos do Braga. A equipa teve um mês de Novembro mau. Derrota em Braga, vitória suada frente à Naval, eliminação da Taça de Portugal após derrota caseira frente ao Vitória de Guimarães e o empate diante do velho rival em Alvalade. Salvou-se uma boa vitória em Goodison Park frente ao Everton (2-0) para a Liga Europa. Mas o que é facto é que a equipa parece em queda.
O Porto mantém-se irregular. Neste momento a 3 pontos do Benfica e a 5 do Braga, acabou o mês com uma daquelas vitórias importantíssimas. O 2-1 frente ao Rio Ave foi essencial. Provavelmente, se não acontecesse, a contestação iria subir de tom e a intranquilidade de alguns dos seus jogadores seria ainda maior. Varela foi mesmo um achado, Beto parece que tirou o lugar a Helton (basta para isso que aproveite as oportunidades que Jesualdo lhe está a oferecer) e Maicon estreou-se. Algumas indefinições mas o Porto está aí, na luta, como sempre.
Mês de Novembro que fica marcado pela saída de Paulo Bento do banco de Alvalade e pela entrada de Carlos Carvalhal para o seu lugar. Para já o empate caseiro frente ao Benfica não me deixa, ao contrário de outras opiniões, tirar grandes ilações. O Sporting não está bem, tem até ao momento 3 vitórias, 6 empates e 2 derrotas. Os 15 pontos conquistados até ao momento são muito pouco. Carvalhal tem para mim uma tarefa fácil, fazer melhor que este registo. Não me parece difícil, ainda por cima sem a pressão de andar lá por cima, na luta pelo título, sem mediatismos jornalisticos que por vezes complicam.
É importante também registar a óptima campanha do Marítimo neste mês. Após a entrada de um dos meus preferidos, Van der Gaag, o Marítimo ainda não perdeu. Mas não é só este o facto, em Novembro recebeu e venceu o Porto (1-0) nos Barreiros e foi empatar a Alvalade (1-1) com um dos melhores golos do campeonato até ao momento, Manu o marcador.
André Villas-Boas, tão falado durante o mês, já conseguiu tirar a Académica do último lugar. Os estudantes são 12º neste momento.
E o Vitória de Guimarães com Paulo Sérgio ao leme está também em alta. A equipa está mais solta, joga um futebol mais alegre, a fazer lembrar o futebol praticado na altura de Manuel Cajuda.
Lá por baixo na tabela, como havia referido noutra escrita, Olhanense, Belenenses, Vitória de Setubal e Leixões têm que se cuidar. Não está fácil a vida para estes quatro. São equipas com muita juventude e inexperiência e/ou falta de qualidade. Já se prevê o que irá acontecer agora em Janeiro, entram 4 ou 5 novos jogadores e saem outros tantos.
Já previa também este equilibrio na Liga. Começa agora a aquecer. As equipas estão mais equilibradas, já não é fácil ganhar nenhum jogo e as discussões vão agora entrar em fase mais acesa. As arbitragens vão estar sobre o olhar de todos e algumas, como por exemplo a de Paulo Costa no Dragão no Porto x Rio Ave, era bom que não voltassem a acontecer.
Jogadores em destaque este mês na Liga Sagres foram Targino, Sougou, Mossoró e Manu.
Tiago Targino, spós 2 aventuras estrangeiras, volta em grande. O extremo do Vitória de Guimarães está a mostrar tudo aquilo que sabe. Uma velocidade explosiva, boas assistências e até golos. Um desiquilibrador que tem posto os defesas com a cabeça a andar à roda.
Sougou, o senegalês da Académica, está em grande forma. É, como referi acerca de Targino, um dos explosivos da Liga. Deve ser mesmo o mais rápido do nosso campeonato, o que lhe permite furar as defesas adversárias, muitas vezes com defesas lentas e sem "rins". Tem marcado golos e feito a diferença. Ajudou a Académica a sair da zona de despromoção.
Mossoró, o organizador do Braga, mantém um nível elevadíssimo desde o ínicio da temporada. Jogador que joga e faz jogar, tem sido um dos cérebros do lider do campeonato. Um jogador que há uns anos esteve para ingressar no Sporting, com valor bastante reconhecido no seu país e que Domingos agradece por o ter no seu plantel. Desde o início até ao momento é o grande jogador do campeonato.
Manu, o extremo do Marítimo, está a encaixar que nem uma luva no sistema, à holandesa, de Van de Gaag. Em grande forma o antigo reserva do Benfica. Um jogador também muito rápido e com boas ideias em campo, tanto opta por passes mortíferos como por remates bem colocados, como foi o caso do grande golo que marcou em Alvalade, que certamente vai ficar no top de golos desta Liga.

Sem comentários: