quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Champions League - 2ª Jornada - dia 2 (os outros jogos)

Nas outras partidas de ontem tivemos os seguintes resultados:

Inter 4, Werder Bremen 0


Com Samuel Eto´o em grande destaque a apontar um hattrick. Na ausência de Diego Milito o Camaronês aproveitou, e de que maneira, a possibilidade de jogar na sua posição efectiva destruindo por completo a defesa Germânica. Hugo Almeida teve algumas, boas, oportunidades mas o Bremen ficou em branco.


Tottenham 4, Twente 1

3 dos golos dos Ingleses foram apontados de grande penalidade. O defesa esquerdo Galês Gareth Bale continua em grande.


Panathinaikos 0, Copenhaga 2

A grande surpresa da noite. Os dinamarqueses venceram na Grécia com o primeiro golo a ser apontado pelo ex-Académica N´Doye.


Rangers 1, Bursaspor 0

Os Escoceses a obterem uma vitória importante na luta pelo apuramento.


Hapoel 1, Lyon 3

O Lyon lidera o grupo em que está inserido o Benfica. 2 golos de Michel Bastos o 2º um míssil, um golaço do Brasileiro.


Rubin Kazan 1,Barcelona 1

A superioridade em campo não foi materializada no marcador. ambos os golos marcados de grande penalidade.


Valência 0, Manchester United 1


No jogo cartaz do segundo dia da 2ª jornada, o Man U foi vencer ao Mestalla. Nani mais uma vez em destaque e o golo que deu a vitória aos Ingleses a ser apontado pelo Mexicano Javier Hernandez. Bebe, que seguiu viagem para Espanha ficou na bancada.

Champions League - 2ª Jornada - dia 2


O Benfica saiu ontem derrotado em mais um embate com um adversário Alemão. O Benfica nunca havia vencido na Alemanha e assim continua. 0-2 o resultado final. O que dizer? Primeira meia-hora muito bem conseguida, com personalidade, bastante bem em todos os sectores. Os encarnados podiam ter-se adiantado no marcador tendo Saviola desperdiçado a oportunidade mais gritante por parte do clube da Luz. Um jogador da sua craveira não "pode" falhar um golo destes. A partir da meia-hora o Schalke começa a equilibrar o jogo acabando a 1ª parte com a melhor oportunidade da partida até então com Raul, após excelente tabelinha com o seu compatriota Jurado, a isolar-se e a rematar ao poste. Na recarga Rakitic obriga Roberto à defesa do jogo, grande defesa do guardião Espanhol.
A segunda parte começou como acabou a primeira, com um ascendente Alemão que era perceptível. Era hora de ter cuidados e o Benfica não os teve. Não marcou quando devia e quando esteve por cima...e não se acautelou. Quem tudo quer tudo perde. Os encarnados não tiveram a humildade e a esperteza de recuar, de dar o jogo ao adversário e começar a sair em contra-ataques, já que a frescura de alguns jogadores não era a mesma. E assim, com o Benfica a tentar pegar no jogo e sem o conseguir é apanhado por várias vezes em contra-pé. O golo estava para breve, percebia-se isso. E aconteceu, uma insistência, variações de flanco por parte do Schlake, a obrigar os jogadores do Benfica a correr, às vezes já sem sentido, atrás da bola e...(falha de César Peixoto) golo de Farfan. O Peruano a dar vantagem à sua equipa. A partir daqui o Benfica teve 2 cruzamentos perigosos, um de Coentrão outro de Aimar mas o que se viu foi o habitual, aquele desespero por sentir que podiam estar a conseguir outro resultado, quase de cabeça perdida. Assim o segundo golo apareceu, também, com alguma naturalidade, perda de bola de David Luiz no meio campo, contra-ataque e golo de Huntelaar. 2-0 e acabavam aqui as ténues esperanças do Benfica na partida.

Esmiuçando alguns pontos da partida, tinha deixado ontem, aqui, a minha opinião acerca do onze a apresentar por Jesus. Não deveria mexer, é esta a equipa do Benfica e ela mostrou-se, principalmente na 1ª parte deste jogo. Tinha referido também que a única mexida que deveria ser feita seria a descida de Fábio Coentrão para defesa esquerdo em detrimento de César Peixoto. E não disse isto por acaso, sabia quem ele ia apanhar pela frente. Ficou à vista de todos, não pelo golo sofrido, é uma falha todos têm, mas com o avançar da partida seria natural que Peixoto falhasse, e falhou em várias ocasiões.
No 2º golo culpa-se David Luiz. Sim perdeu a bola, é um facto. Depois, não sei se Raul não fez falta. E temos ainda que ver que David Luiz perdeu a bola no meio campo. Até à àrea encarnada ninguém fez nada. E já com Raul perto da área ninguém o pressinou e permitiram que desmarcasse Jones que assistiu com toda a calma do Mundo Huntelaar. Ficou tudo a olhar. A culpa não é só do central Brasileiro.
Depois as opções dos treinadores. Magath esteve, com sorte ou não, bem. Tirou o lateral Uchida, a passar um tormento e colocou Sarpei e acrescentou Jones ao meio campo. Por sua vez Jesus tirou Gaitán e, pior, tirou Saviola. O Benfica acabou a jogar com uma frente de ataque composta por Kardec (vindo de longa lesão) e Salvio (também com uma recente lesão e chegado ao plantel à pouco tempo). Não se pode, a este nível, fazer este tipo de alterações. Raul, com 34 anos, jogou os 90 minutos e foi decisivo. A experiência aqui é um posto. Esteve mal o treinador do Benfica.
Por último, a lesão de Cardozo. Além da derrota, dos 3 pontos perdidos, o Benfica pode ter perdido Cardozo por algum tempo.
De positivo a maneira como o Benfica começou a partida. Parecia que ia ser fácil, dada a entrega e a capacidade dos encarnados em pegar no jogo. Em termos individuais destaques para Luisão, um gigante, um líder, como se pretende e Carlos Martins, enquanto durou mostrou-se muito bem.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Champions League 2ª Jornada - dia 1 (Fotos)

Zlatan Ibrahimovic marca à sua antiga equipa

Chelsea x Marselha

Philippe Méxes marca, Roma venceu o Cluj

El Hamdaoui adianta o Ajax frente ao Milan

Chamakh, sem ver!!!

Bastian Schweinsteiger, grande jogo e reviravolta em Basileia

Arshavin, marcou o primeiro na vitória do Arsenal(3-1) em Belgrado com o Partizan

Anelka...2-0, Chelsea x OM

Dí Maria, marcou e o Real venceu o Auxerre...foto!!!

Spartak..bom conjunto...3-0 ao Zilina

Os mais e menos do nosso Campeonato

Volvidas 6 jornadas da Liga Zon Sagres já tivemos incidências para todos os gostos, arbitragens polémicas, grandes jogos, clássicos, grandes golos, grandes perdidas, grandes defesas, grandes frangos...e muito mais!!!

Mas faço aqui referência aos altos e baixos até ao momento.

Em termos de equipas, 2 grandes destaques.


O primeiro vai para o FC Porto, imparável até ao momento, 6 vitórias em 6 jogos. Equipa disciplinada, muito forte em todos os sectores, principalmente do meio-campo para a frente. Um treinador muito jovem, muito responsável, que sabe o que faz e o que está a fazer (neste momento só falta ver a sua reacção à derrota, que ainda está para vir).


O outro destaque para a Académica. 2º lugar neste momento, uma equipa com jogadores que já a compõem à uns anos mas um novo treinador que volta a mostrar serviço, Jorge Costa. A equipa de Coimbra começou com uma vitória brilhante em casa do Campeão e tem conseguido outros óptimos resultados como foi o que sucedeu esta semana em casa diante do Vitória de Guimarães. Equipa mostra prazer em jogar à bola, futebol fluído, uma boa equipa esta treinada pelo "Bicho".

Os menos vão claramente para os rivais de Lisboa. Benfica, neste momento em 6º, e Sporting em 8º. O Benfica que entrou a perder na Liga, tem neste momento 3 vitórias e 3 empates. A equipa teve contra alguns erros de arbitragem mas teve também alguns jogos precipitados em que mesmo as opções de Jorge Jesus não foram as melhores. Neste momento a equipa parece estar a subir de forma mas o que já passou não foi brilhante.
O Sporting continua a desiludir. Parece que não há solução para o clube de Alvalade. Mudam-se treinadores e jogadores mas falta alguma coisa. É necessário descobrir o quê. Vontade, liderança, empenho, jogadores, tempo, calma? Alguma ou algumas destas coisas são, mas...enquanto isso...o Sporting não vai estando brilhante. É preciso reagir.

Relativamente a jogadores chamo a atenção para 5 nomes, em grande destaque. Por ordem inversa classifico-os assim:


5º Laionel (Académica): O golo que marcou na Luz na primeira jornada faz dele uma das figuras da Liga até ao momento. Um golaço. A par disso tem estado bem, acompanhando a caminhada bastante interessante da Académica até ao momento. Neste fim de semana novo excelente golo ao Guimarães.


4º Sougou (Académica): a grande figura da Briosa até ao momento. Golos já são 4, joga, faz jogar, é extremamente veloz, põe os defesas em nervos...está a atingir o seu auge este jogador que à tantos anos anda pelo nosso futebol. Pronto para dar o salto?


3º Varela (Porto): Não há dúvidas, é definitivamente um grande jogador. Encontrou no Porto o sítio certo para explanar o seu futebol. Raça, entrega, golos (3 até ao momento), um jogador feito que, a manter este nível, poderá levá-lo até a ser um dos jogadores importantes na nossa selecção. O "Drogba da Caparica" está em grande!!!


2º Fábio Coentrão (Benfica): Mais um que poderá ser o presente e futuro da nossa selecção. Incrível o que viamos de Fábio Coentrão à uns anos e o que vemos desde o ano passado. Como mudou. Não fosse ele, com grandes actuações e nesta última jornada ao apontar o golo da vitória nos Barreiros e o Benfica poderia estar bem pior.



1º Hulk (Porto): Sem palavras, ou melhor, não há mais palavras para descrever este jogador. É incrível o "Incrível" Hulk. Uma força da natureza, força, técnica, remate, raça, faz a diferença em qualquer equipa e acredite-se ou não, a recente forma do Porto em muito beneficia com isso. No jogo Porto x Braga, por exemplo, não acreditava que o Porto desse a volta depois de se ver em desvantagem por 2 vezes mas...o Porto tem Hulk...e ele ganhou esse jogo. É neste momento o melhor jogador a actuar no nosso Campeonato, sem sombra de dúvidas (dúvidas que parece ter Mano Menezes para convocá-lo para a selecção Brasileira...é pena já ter vestido a camisola da Canarinha senão...uma naturalização...).

Último destaque para o grande jogo da Liga até ao momento, além de ser também um dos melhores jogos dos últimos anos por cá. FC Porto x Sporting de Braga, 3-2, para os azuis e brancos. Um jogaço, grandes golos, grandes exibições, boa arbitragem, tudo de bom nesta grande partida.

Benfica hoje em Gelsenkirshen

Gelsenkirshen, Cidade mítica para o futebol Português. Foi aqui que em 2004 o FC Porto venceu, sob o comando de José Mourinho, a sua 2ª Liga dos Campeões.

Hoje é o Benfica que se desloca a esta cidade mineira, algo fria, mas com um belo estádio, o Veltins-Arena, também conhecida como Arena AufSchalke.

Entrando mais dentro do jogo, coloca-se aqui a questão sobre a equipa que Jorge Jesus irá apresentar. O treinador encarnado já veio dizer que poderá fazer algumas alterações, que os alemães são muito altos e fortes, além da qualidade do Schalke e mais em particular dos seus atacantes Raúl e Huntelaar. Será o correcto? Penso que Jorge Jesus poderá e deverá fazer uma ou outra alteração mas não inventar. Isso dá sempre mau resultado, como vimos no ano passado, por exemplo, em Liverpool.
Na minha opinião o Benfica deverá apresentar-se com a sua equipa normal, a que neste momento é a mais forte, e é com essas armas que tem que jogar. Se são ou não suficientes...se verá. Na verdade alterações como já se prognosticam como as possíveis entradas de Sidnei, de Airton, Salvio, etc, não fazem na minha opinião qualquer sentido. A equipa deverá no máximo entrar com Fábio Coentrão a defesa esquerdo (não me parece grande ideia pôr César Peixoto à prova) e Gaitán na ala. Só isto, mais nada, sem mais alterações. Não vale a pena desfigurar a equipa. Se for forte o suficiente ganhará, senão...não vem mal ao Mundo.

Estrelas no Leste

Provavelmente não irão estar na fase derradeira da prova, contudo surpreendeu-me ontem ver as equipas do Spartak de Moscovo e, já não tanto mas também, a do Shakhtar.

Todos sabemos a qualidade dos jogadores Brasileiros, são provavelmente, os melhores do Mundo. Estas 2 equipas dotaram o seu plantel de várias jovens estrelas Brasileiras, jogadores cheios de qualidade e que levam o futebol de cada uma delas para outro patamar.

Surpreendeu-me o Spartak de Moscovo, mesmo defrontando o modesto Zilina (vitória por 3-0), a qualidade de jogo, e a qualidade dos seus jogadores.

O Shakhtar Donetsk ainda mais, mesmo sabendo que é uma das presenças assíduas nestas provas Europeias.


O Spartak apostado a voltar aos tempos em que era uma equipa importante da Europa, tenta fazer frente internamente ao Zenit, ao Rubin Kazan, novos "recrutas" do futebol Russo. Apresentam no seu plantel, além dos jogadores internacionais pelo seu país, outros jogadores que podem fazer a difença. Ari, avançado Brasileiro, contratado ao AZ Alkmaar, e que ontem fez 2 golos. O também avançado Welliton (atenção a este jogador) rápido, com técnica e bom jogo de pés e de cabeça (apesar de não ser muito alto). Alex, médio e capitão, faz mexer a equipa. Nicolas Pareja, antigo jogador das camadas jovens do Real Madrid, o ala Escocês Aiden McGeady e no banco, ontem, estava o nosso conhecido Ibson (ex-Porto) que acabaria por entrar e marcar o 3º golo dos russos. Excelentes jogadores que podem levar o Spartak a dar o tão ansiado passo em frente.

No Shakhtar o contingente Brasileiro é mais que muito. Vários e bons internacionais Ucrânianos e por outros países de Leste juntam-se a artistas da América do Sul. Marcelo Moreno, excelente avançado Boliviano, Fernandinho, Jadson, Willian, Alex Teixeira, Douglas Costa (que grande jogador!!!) e Luiz Adriano fazem da equipa liderada por Lucescu uma equipa a respeitar. Além destes temos ainda o avançado Croata (mas nascido também no Brasil) Eduardo da Silva contratado ao Arsenal. É muita qualidade.

Como referi no início, podem não estar nas fases mais adiantadas da prova mas vão dão luta, muita luta e causar problemas a muitos dos maiores emblemas presentes na Champions deste ano.

Ajax 1, AC Milan 1

Numa noite de clássico Europeu em Amesterdão, o Ajax recebeu o AC Milan. Juntos venceram 11 vezes esta competição, 4 os Holandeses e 7 a equipa do Milan.

Os Holandeses apostam na recuperação Europeia e os Italianos apostam forte nesta época com várias e boas contratações.


1 a 1 o resultado final. O Ajax esteve na frente do marcador com um golo do Marroquino/Holandês El Hamdaoui mas o antigo avançado do Ajax, e agora novo recruta do Milan, o Sueco Zlatan Ibrahimovic estabeleceu o empate e resultado final.

Um jogo aberto, um bom jogo, com algumas oportunidades, as mais flagrantes para o Milan com Robinho a mostrar-se muito e muito perdulário.

O Milan ocupa agora o 2º posto deste grupo, atrás do Real Madrid com quem medirá forças no próxima jornada da competição. Mais um clássico que todos vamos querer ver.



Em noite de regressos a Amesterdão registo para a grande ovação que os adeptos do Ajax prestaram a Clarence Seedorf quando este foi substituido. Um gesto que fica sempre bem.

Real Madrid vence em França

O Real Madrid soma 6 pontos em 2 jogos. Vitória na noite de ontem em França frente ao Auxerre. A equipa parece pesada, não apresenta um grande futebol mas vence, o mais importante, ainda para mais nesta fase da temporada e de adaptação ao novo treinador e de alguns reforços ao clube e aos novos companheiros.


Cristiano Ronaldo teve uma noite muito aquém do que normalmente apresenta e foi Angel dí Maria que, entrando a 20 minutos do fim da partida, marcou o tento solitário dos Merengues e assim permite a liderança isolada no grupo.
Para já o Argentino recrutado ao Benfica mostra-se o reforço mais efectivo do Real Madrid.

Liga dos Campeões - 2ª Jornada - dia 1

A experiência ou falta dela leva muitas vezes ao que aconteceu ontem, na Pedreira em Braga. Mais uma derrora, pesada, depois do 0-6 frente ao Arsenal, a primeira derrota caseira frente ao Shakhtar Donetsk.


Na 1ª parte um jogo dividido mas onde os Minhotos poderiam ter marcado em duas ocasiões, Moisés após um canto e Leandro Salino após rápido contra-ataque dos arsenalistas. Não marcaram e assim, na 2ª parte, tiveram que arriscar mais. Contudo esta equipa Ucrâniana que já anda nisto à muito tempo esperou pelo momento certo. Como disse a velha raposa que comanda o Shakhtar, Mircea Lucescu, " Após o intervalo, o Braga cedeu, começou a mostrar maior propósito ofensivo e era disso que necessitávamos". E assim aconteceu. É certo que Luiz Adriano marcou o primeiro golo só possível pelo frango de Felipe, mas o certo é que os forasteiros se sentiram bem mais confortáveis quando Domingos decidiu arriscar. O Braga podia ter também marcado, não o fez por ineficácia dos seus atacantes e por grande eficácia de Pyatov. O guardião Ucrâniano esteve excelente o Brasileiro do Braga nem por isso. E a partir daí veio o 2º e já no final o 3º golos. 0-3, mais uma derrota pesada. O apuramento está quase perdido embora a manutenção nas provas Europeias dependa agora, e só, dos confrontos com o Partizan.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Europa League

Também na Liga Europa, que tem a sua 2ª jornada na quinta-feira, temos alguns bons jogos em cartaz.

Borussia Dortmund x Sevilla e

Manchester City x Juventus são as grandes atracções desta rodada.

Os Portugueses têm embates com Búlgaros.

O Sporting recebe o Levski de Sófia enquanto o Porto viaja à capital Búlgara para enfrentar o CSKA Sófia. Duas equipas frágeis e que não deverão fazer frente aos 2 emblemas nacionais, que deverão assim somar 2 vitórias em 2 jogos.

Champions League - 2ª Jornada

Vem aí mais uma semana Europeia. Já amanhã, e na quarta-feira, temos a jornada 2 da Liga dos Campeões. Alguns bons confrontos em teoria.

Chelsea x Marselha
Auxerre x Real Madrid
Ajax x Milan, amanhã,


e Inter x Werder Bremen
Valência x Manchester United quarta-feira.

Quanto às equipas Portuguesas em prova temos o Braga a defrontar na Pedreira os Ucrânianos do Shaktar, um jogo de vital importância para as aspirações dos Bracarenses na prova, depois do 0-6 de Londres.

Na quarta-feira o Benfica vai tentar mais uma vez vencer na Alemanha, o que nunca aconteceu. Os encarnados defrontam o Schalke 04. Os Alemães não estão bem internamente e ocupam um dos últimos lugares da Bundesliga. O jogo é de grande importância para a equipa de Raul e companhia já que perderam na 1ª Jornada em Lyon. Novo desaire seria dificil de ultrapassar para os de Gelsenkirchen e excelente para o Benfica.

Sorteio da Taça de Portugal - 3ª Eliminatória

1º sorteio da Taça de Portugal 2010/2011 com equipas da Liga principal. Em sorte calhou:

Gil Vicente (Lg. Orangina) - Vitória de Setúbal;

Estoril (Lg. Orangina) - Sporting;

Porto - Limianos (IIIª Divisão);

Mirandela (IIIª Divisão) - Beira-Mar;

Benfica - Arouca (Lg. Orangina);

Paços de Ferreira - S. João Ver (IIIª Divisão);

1º Dezembro (IIIª Divisão) - Braga;

Naval - Marítimo;

Guimarães - Atl. Malveira (IIIª Divisão);

Cesarense (IIª Divisão) - Académica;

Nacional - Padroense (IIª Divisão);

Portimonense - Cinfães (IIIª Divisão);

Leiria - União da Madeira (IIª Divisão);

Sertanense (IIª Divisão) - Olhanense;

e Rio Ave - Estrela V. Novas (IIIª Divisão).

O detentor da prova é o Porto.

Mais uma demissão

Depois de Mitchell van der Gaag no Marítimo...sai agora Victor Zvunka da Naval. 2ª demissão desta temporada. A Naval que assim cumpre, quase, a sua tradição de trocar todos os anos de treinador.
Pessoalmente acho, como na maior parte das vezes, que a culpa não é do treinador, mas sim de quem o escolheu. Um treinador habituado aos escalões inferiores do futebol Francês, desconhecedor do nosso futebol e perante tudo isto as derrotas aparecem...e o treinador acaba por sair. Inevitável. Com várias e boas opções nacionais escolheu-se um treinador estrangeiro, que provavelmente terá o seu valor, mas que do nosso futebol pouco sabe (isto não basta ter 6 ou 7 franceses para ir buscar um treinador do mesmo país...).
Agora sim, com a situação a complicar-se muito provavelmente vai ser um treinador Português lançado às feras...é o normal. Ao menos que resulte...é o que se pede.

Bundesliga - 7ª Jornada

Na Alemanha tem que se registar o fantástico início de prova do...MAINZ. Sensacional!!! o que está a fazer esta modesta equipa. 6 Vitórias em 6 jogos, a última das quais em casa do actual Campeão Bayern de Munique. 2-1 para o Mainz, uma vitória brilhante e a liderança merecida da prova. Allagui e o Húngaro (ex-Real Madrid B) Szalai marcaram os golos dos visitantes. Um Bayern que não está na sua melhor forma mas é um feito digno de registo.



Em 2º lugar na prova temos o Dortmund que parece renascido e capaz de lutar, até ao fim, pela Bundesliga. 5 vitórias e 1 derrota, e 4 pontos de avanço sobre Leverkusen, e 7 sobre Hamburgo e Bayern são vantagens animadoras neste momento.

Ligue 1

Em França temos uma classificação bastante original. O Grande e histórico St. Etiénne é líder ao fim de 7 jornadas. Rennes, Toulouse e Caen seguem-se aos verdes.

Está de facto muita coisa estranha a acontecer no Championnat. O Lyon é 18º. Mais uma derrota nesta jornada frente ao líder St. Etiénne, em casa, e pode ter sido o fim para Claude Puel. 5 pontos em 21 possíveis não é aceitável para uma equipa que tem jogadores brilhantes e que fez o investimento que sabemos.

Temos também em 17º o Auxerre, equipa que está na Liga dos Campeões e que se apresenta muito em baixo no Campeonato interno.
O Bordéus é 13º e o Marselha, fruto da vitória nesta jornada, 2-0 ao Sochaux (um dos golos foi de Lucho Gonzalez) conseguiu sair lá de baixo e ascendeu ao 6º posto da classificação.

Muitas surpresas num campeonato que é muito competitivo, é um facto, mas...o que se está a passar também não é normal.



A grande figura da prova, individualmente, é o avançado do Saint-Etiéne Dimitri Payet que marcou num excelente livre o golo da vitória sobre o Lyon e aumentou para 7 os golos marcados na Ligue 1. Um jovem jogador, de grande qualidade, que deve estar perto de dar o salto.

Foto da Jornada

Premier League (25 e 26 de Setembro)

Em Inglaterra fim de semana...de surpresas. A maior é mesmo que nenhum dos 4 grandes venceu.

O líder Chelsea viu-se, finalmente, batido. 1-0 em Machester frente ao Man City. Carlos Tevez a marcar o único tento da partida. Mesmo assim os Blues mantém a liderança da prova.

A maior surpresa da jornada foi mesmo a derrota caseira do Arsenal frente ao WBA. Mesmo assim a derrota foi atenuada com 2 golos já perto do final da partida. Os Gunners estiveram a perder por 3-0!!! diante da equipa treinada por Roberto di Matteo. Odemwingie, Jara e Jerome Thomas (formado no Arsenal) marcaram os golos do histórico clube Inglês. Wenger veio criticar de forma bastante áspera os seus jogadores dizendo que fizeram tudo mal, defenderam mal, atacaram mal, não jogaram em equipa...enfim, algo diferente do que costuma ser o Arsenal que conhecemos.

Em simultâneo jogava o Liverpool, em casa frente ao Sunderland. 2-2 o resultado final, os Reds estiveram a perder por 2-1, e mais contestação a Hodgson que continua a não apresentar resultados. Bent marcou os 2 golos do Sunderland e foi o inevitavel Capitão Gerrard a dar o empate ao Liverpool. O 1-0 para a equipa de Raul Meireles, que actou nesta partida, foi um daqueles tipicos lances que geram sempre confusão. Livre para o Sunderland, o defesa toca a bola para trás para o seu guarda-redes, o árbitro considera marcado o livre, e Kuyt segue o lance e inaugura o marcador.



O Manchester United sabedor de todos estes resultados não soube aproveitar. Os Red Devils poderiam ter-se colocado a 1 ponto do Chelsea mas não foram além de um empate em Bolton. Mesmo assim o United esteve em desvantagem por duas vezes e conseguiu um ponto. O momento alto da partida foi protagonizado por Nani. Agarra na bola no seu meio campo e depois de passar por 3 adversários desfere um óptimo remate, dando na altura o empate a 1 à equipa de Ferguson. Momento de génio do Internacional Português que é já uma das grandes figuras da equipa.

A grande desilusão da prova, além do Liverpool, é a outra equipa da mesma cidade. O Everton é último. 3 pontos em 6 jogos. Esta semana um ponto ganho na deslocação ao terreno do Fulham. Um empate a zero de uma equipa que está a deixar muito a desejar.

Liga ZON Sagres - 6ª Jornada


Mais uma jornada do nosso campeonato. Mais uma vitória do líder Porto, 2-0 ao Olhananse. O estreante Otamendi a dar vantagem ao Porto e Hulk, com mais uma exibição determinante, a fixar o resultado com que terminou a partida. 6 jogos, 6 vitórias, uma equipa convincente a liderada por André Villas Boas.
Grande destaque igualmente para a Académica. Uma vitória, com golos espectaculares (o de Sougou então!!!), sobre o ex-2º classificado Vitória de Guimarâes. 3-1 e agora é a equipa de Coimbra treinada por Jorge Costa a ocupar o 2º posto na classificação. Grande arrancada dos Estudantes.
O Braga, já na sexta-feira, havia voltado às vitórias. 3-1 sobre a Naval com o regresso de Mossoró, ele que apontou um dos golos dos minhotos. Regresso à normalidade numa jornada que antecede o importante embate, já amanhã, com o Shaktar e o da próxima jornada na Luz.


O Benfica venceu, de forma justa mas sofrida, nos Barreiros. O único golo da partida a ser marcado por Fábio Coentrão, um excelente remate cruzado. Um jogo que poderia ter terminado cheio de golos mas a incapacidade do Benfica em fazer funcionar o marcador foi gritante. 4 oportunidades flagrantes fizeram com que o Benfica sofresse até ao fim. Cardozo e Saviola muito, muito mesmo, perdulários. O Marítimo, perante estas incapacidade encarnada, poderia ter sido feliz e acabar com um ponto na bagagem. Para isso muito valeu a óptima exibição de Roberto que tirou, literalmente, 2 golos aos insulares.


Já ontem, o Sporting desperdiçou mais 2 pontos. Diante do Nacional os Leões ainda estiveram na frente, grande golo de Saleiro, mas Danielson havia de dar o empate à sua equipa. O Sporting que podia, tal como o seu rival de Lisboa, ter decidido o jogo muito antes, graças a várias oportunidades de golo. Perante a incapacidade finalizadora o Nacional foi feliz e acabou por igualar a 1 a partida. Mais um castigo para o Sporting, como disse Paulo Sérgio, um castigo severo, mas...a contestação sobe de tom em Alvalade.
Nos outros jogos, os recém promovidos Portimonense e Beira-Mar defrontaram-se no Algarve, com a vitória a pertencer aos da casa, embora o Beira-Mar tenha apresentado mais argumentos. Três pontos para a equipa de Litos, importantes na luta pela manutenção.
Em Leiria a União venceu, de forma feliz, o último classificado Rio Ave. Um golo já em descontos de grande penalidade. Golo marcado por Carlão. Um penalti que resulta de várias infantilidades por parte dos defesas de Vila do Conde.
Hoje ainda, para fechar a jornada, defrontam-se Vitória de Setúbal e Paços de Ferreira.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Inglaterra - League Cup

Surpresas, é o que mais acontecem em Inglaterra, principalmente nas Taças. E ontem, em mais uma ronda da League Cup voltaram a acontecer.

Chelsea e Manchester City estão fora da competição. Podemos considerar surpresas no entanto ambos foram batidos por equipas da Premier League.

O grande choque aconteceu com a eliminação do Liverpool frente ao Northampton. Os Reds foram eliminados por uma equipa da League 2, o quarto escalão do futebol Inglês (ocupa actualmente o 17º lugar).


A partida acabou empatada a 2 golos e foi necessário recorrer à marcação de grandes penalidades onde a modesta formação do Northampton, viveu este sonho e, acabou por vencer por 4-2.



Hodgson já veio pedir desculpas pelo sucedido, ele que tem o seu lugar em risco. Para além de se falar com grande insistência do ex-treinador do Aston Villa Martin O´Neill para treinar os Reds, os resultados alcançados pela equipa do experiente treinador Inglês são os que estão à vista de todos e a saída pode acontecer.

O Manchester City saiu também da Taça da Liga Inglesa às mãos do WBA. Derrota por 2-1 da equipa de Mancini que também, ou começa a apresentar resultados ou...mais uma surpresa.

Em Stamford Bridge a 3ª eliminação de um grande. O Newcastle eliminou o Chelsea num jogo muito bom. Ambas as equipas não jogaram na máxima força, no entanto quem jogou proporcionou um grande espectáculo, cheio de emoção. 4-3 venceram os recém promovidos à Premier. O Chelsea esteve a vencer por 1-0, o Newcastle virou para 3-1, mas os Blues, já reduzidos a 10 chegaram ao empate com 2 golos de Anelka. Emoção até ao fim. Até ao fim mesmo porque o jogo ainda não tinha terminado. Shola Ameobi, a grande figura da partida, ainda marcou o 4-3. Após a marcação de um canto por Jonas Gutierrez o possante avançado Inglês, com um excelente cabeceamento, a pôr a equipa de Carlo Ancelotti fora da prova. Grande jogo.



É assim em Inglaterra, surpresas, grandes jogos, grandes espectáculos!!!

La Liga - Valência x Atl. Madrid (1-1)


Valência x Atlético de Madrid, ontem, em mais uma jornada da Liga Espanhola.

Em campo vários jogadores Portugueses, Ricardo Costa e Miguel dos lado dos Valêncianos e Simão do lado dos Colchoneros. Na equipa de Quique Flores jogou também Paulo Assunção.

1-1 o resultado final, um jogo interessante, sem algumas das figuras de proa por parte dos da capital. O Atlético adiantou-se no marcador na 1ª parte, um excelente contra-ataque e Simão Sabrosa, após passe de López, com uma boa recepção e óptimo remate a fazer o 1-0.
O Valência chegou ao empate por Aduriz mesmo perto do final. Aos 89 minutos o Valência empatava o jogo. Um empate ao cair do pano, que até pode saber a derrota, mas empatar no Mestalla, como disse Quique no final da partida, é sempre um bom resultado.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

...Apoio mas...


Na continuação do "dito" anteriormente...apoio, incondicionalmente a Selecção mas, se a próxima convocatória não tiver 80 % dos nomes que "convoco" de seguida, já começo a torcer o nariz. Não quero mais do mesmo. Não há a mínima dúvida. Há 3 ou 4 casos que poderiamos mudar mas...é isto...não há que inventar.

Guarda-Redes: Eduardo e Rui Patrício;

Defesas direitos: (não havendo Bosingwa), Rúben Amorim e Silvio;

Defesas esquerdos: César Peixoto e Fábio Coentrão;

Defesas Centrais: Ricardo Carvalho, Pepe, Bruno Alves e Daniel Carriço;

Trincos: Manuel Fernandes e Miguel Veloso;

Médios: João Moutinho e Rúben Micael;

Médios Ofensivos: Carlos Martins e Danny;

Avançados esquerdos: Varela e Djaló;

Avançados direitos: Cristiano Ronaldo e Nani;

Avançados Centro: Hugo Almeida e Liedson



Onze inicial: Eduardo; Rúben Amorim, Ricardo Carvalho, Pepe e Fábio Coentrão; Miguel Veloso; João Moutinho e Carlos Martins; Cristiano Ronaldo e Varela; Liedson

e estamos, de novo, lançados!!! Bora lá Bento!!!

Já há novo Seleccionador



Depois de tanta e tanta confusão, manobras de diversão à Portuguesa, eis o nome que todos diziam ser o substituto de Carlos Queiroz, a ser confirmado. Paulo Bento, antigo Internacional Português é agora o novo Seleccionador Nacional. Trabalho árduo pela frente no meio deste mundo complexo que é o futebol Português.


Tal como Scolari, Queiroz, e outros que já ocuparam o cargo, há quem goste e há quem não goste. Há quem concorde e há quem não concorde, mas a partir de agora vamos todos puxar para o mesmo lado, pela nossa equipa, pela nossa Selecção.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Porto...soma e segue



Mais uma, agora a 5ª vitória em 5 jornadas. 2-0 na Choupana frente ao Nacional da Madeira. Golos de João Aurélio na própria baliza e de Silvestre Varela, a completar uma incursão de Hulk pela direita.

O Porto marcou primeiro e controlou depois. É a grande característica do nosso futebol. Quem se apanha a ganhar dificilmente perde, ou não ganha. E foi o que aconteceu, o Porto marcou por duas vezes e podia tê-lo feito em mais ocasiões, a mais flagrante das quais através de uma grande penalidade que o Colombiano Falcao desperdiçou, atirando ao poste.

Falando em grande penalidade, mais uma vez, ficou por marcar uma contra o Porto. Íncrivel como não se vêem lances destes (ou não se querem ver). Realmente dá que pensar!!! Já se faz tudo nas barbas de toda a gente. Como sabemos, e o próprio treinador do Porto referiu, um golo do Nacional podia baralhar as contas, e já se sabe estas equipas galvanizam-se...sendo inferiores aos grandes, vão-se acima ou abaixo com este tipo de lances. É só mais um caso...só mais um.

Um Nacional da Madeira que se ressentiu do autogolo sofrido, do penalti não assinalado a seu favor e, posteriormente, da maior maturidade Portista, que acabou por matar o jogo depois de todas estas incidências.
No entanto esperava-se mais da equipa de Jokanovic, o mesmo deve achar o Presidente Rui Alves que estava, no banco de suplentes, com cara de poucos amigos.



A equipa do Porto, como já a defini aqui, é uma equipa adulta, com um meio campo e um ataque muito fortes. A frente de ataque é mesmo fortíssima com Varela, Hulk e Falcao, para além das outras opções como Cristian Rodriguez.
Os Portistas têm agora grandes vantagens sobre aqueles que são apelidados de candidatos ao título, 7 pontos sobre o Braga, 8 sobre o Sporting, e sobre o Benfica 9. É muito para 5 jornadas, mas a verdade é que o Porto foi a equipa mais capaz ao longo destes jogos.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Nani x Raúl Meireles


Em Inglaterra o grande clássico do país. Manchester United x Liverpool, Nani x Raúl Meireles.

Excelente jogo, mais um já não espanta ninguém, com vitória do Man U por 3-2. A grande figura da partida foi o Búlgaro Dimitar Berbatov, assinou um hat-trick, o segundo golo é...fantástico.



O United começou por liderar por 2-0, mas os Reds de Hodgson chegaram ao empate, 2 lances de bola parada. O primeiro de penalty e o segundo de livre directo, ambos apontados pelo capitão Gerrard.



No entanto Berbatov iria selar o triunfo dos comandados de Ferguson com um excelente cabeceamento para o fundo das redes de Pepe Reina.

Os Portugueses tiveram bem, Nani sempre no seu estilo irreverente, sempre bem. Já Meireles no seu primeiro clássico esteve bem também, principalmente na segunda parte onde com o resultado em 2-2 teve a oportunidade de conseguir a reviravolta, mas o seu cabeceamento saiu ao lado.

Excelente jogo e United na luta!!!

Benfica 2, Sporting 0 (Jogo e conclusões)

Fim de semana do grande derby do futebol Português. O Benfica recebeu e venceu o Sporting por 2-0. Várias oportunidades por parte dos encarnados enquanto o Sporting desperdiçou, por Liedson e já a perder por 2 golos, a grande oportunidade de relançar a partida. Vitória justa, da melhor equipa em campo, que marcou primeiro e soube depois controlar as incidências do jogo.

Os 2 golos foram apontados por Oscar Cardozo, o primeiro "achando" a bola no meio da confusão após a marcação de um canto e o segundo após tabela com Saviola e o Paraguaio a fazer um excelente remate, em chapéu e colocado, batendo pela segunda vez Rui Patrício.


Cardozo foi mesmo a figura do jogo. Marcou 2 mas podia ter marcado 5 (!!!). Ainda com 0-0 enviou uma bola ao poste, já na segunda parte em mais um chapéu ao guarda-redes leonino e noutra ocasião após cruzamento milimétrico de Fábio Coentrão. Foi uma grande noite para o Tacuara, mas poderia ter sido histórica.

O Benfica esteve melhor, o Sporting uns furos abaixo do pretendido.




Nos encarnados a prova que a melhor equipa que podem apresentar é a que vem do ano passado. Nem tem muito que saber. Equipa Campeã deveria continuar com a mesma base, mas...insistir em colocar os reforços quando existe uma base é estar a inventar, ainda por cima quando os novos recrutas parecem não ser os mais indicados para substituir quem saiu...mas, foram as opções que o clube tomou, más na minha opinião.

O Sporting, parece ainda não se ter encontrado. Paulo Sérgio quer estabilizar a equipa mas a equipa que para já idealizou como o seu onze inicial ainda não convence. Na verdade temos que dar algum tempo mas também não é mentira que os pontos começam a voar e o líder já vai não vai perto. E todos sabemos, com mais uma ou outra derrota...a contestação vai surgir.
O Sporting tem um mérito, tem um bom grupo, um grupo onde a qualidade de praticamente todos os seus jogadores se equivale, e essa qualidade é alta. No entanto faltam 2 ou 3 desiquilibradores, aquilo que faz a diferença numa equipa, 2 ou 3 jogadores de Top. Liedson tarda em aparecer (e será que ainda vai aparecer?), é o jogador "mais" dos leões, e se isso não acontece...
O que se passou esta semana será, ao que tudo indica que continuará a acontecer. Uma boa vitória em Lille mas uma imagem pálida na Luz. Tanto pode ganhar a uma boa equipa como pode vacilar diante de um adversário mais modesto, como aconteceu com o Olhanense.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Liga Europa - 1ª Jornada

Mais pontos para o futebol Português, sempre,e muito importantes.


O Sporting, com uma equipa dita de reservas (não concordo muito mas...) venceu em Lille. Uma vitória tranquila frente a uma equipa de quem, sinceramente, esperava mais. Individualidades na equipa Francesa são várias, Gervinho, Frau, Obranjak, Hazard, Mavuba mas a equipa leonina "limpou" os Franceses. 2-1 o resultado final, golos de Simon Vukcevic e Hélder Postiga (ele que já actuou em França) e de Frau.
Um óptimo começo, num grupo onde este adversário seria mesmo o mais complicado. Com esta vitória o Sporting está lançado, não só para se qualificar, mas para vencer o grupo.



O Porto venceu, também, de forma natural e tranquila. Sem forçar demasiado o Porto, equipa já bastante adulta, bateu os frágeis Austríacos do Rapid Viena por 3-0. Rolando, Falcao e Rúben Micael os autores dos golos. O Porto que é sério candidato à vitória na prova não brincou e venceu mais uma partida, a 8ª vitória oficial da temporada. Grandes argumentos apresenta este Dragão.