quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Preben Elkjaer Larsen - Futebolista e fumador


Não o conhecia quando o vi jogar pela 1ª vez, no México 86, no 6-1 da Dinamarca ao Uruguai. Marcou 3 golos e fez nessa partida uma exibição soberba.
Preben Elkjaer Larsen, avançado Dinamarquês, mostrava alguma classe, um jogo muito físico, mas sobretudo uma dedicação e um empenho ao jogo de fazer inveja.



Ao contrário dos dias de hoje, onde os jogadores chegam à ribalta cada vez mais novos, Larsen, que ao serviço do modesto Lokeren (clube Belga onde era ídolo) marcou mais de 100 golos, só mais tarde na carreira (27) é que começou a viver os seus dias de glória.



Depois de brilhantes mas quase incógnitos momentos na Bélgica, ruma finalmente a um campeonato de topo, o Italiano. Destino, Hellas Verona, clube que na mesma temporada adquiriu também o Alemão H-P Briegel. Juntamente com este e com Galdaresi e Fanna, Preben contribuiu, e de que maneira, para o primeiro e único Scudetto dos Veroneses, feito impensável para uma equipa como o Hellas e numa Liga onde vencem quase sempre os mesmos 3/4 clubes. Mas a verdade é que o título foi mesmo para Verona. Deste título e para Larsen fica, eternamente, para a memória um momento fascinante protagonizado pelo atacante Dinamarquês, frente à grande Juventus. Uma arrancada pela esquerda, deixando pelo caminho vários dos "craques" da Vecchia Signora e...quando aparece frente ao guarda-redes Tancredi...está sem a chuteira direita...descalço...remata...golo. O Hellas estava definitivamente lançado para o seu primeiro título. Um momento brilhante, um golo fantástico!!!

Pela Selecção da Dinamarca jogou 69 vezes e marcou 38 golos.
Terminou a carreira no seu país, actuando pelo Vejle.

Numa altura que ainda se falava de Simonsen e se começava a falar de Michael Laudrup...Preben Elkjaer Larsen aparece no seu auge. Muita gente não o conhece...mas deveriam conhecer...´pelo seu grande futebol...ou pelos "milhentos" cigarros que sempre fumou. Imagine-se o que seria o seu jogo se não fumasse...

Sem comentários: