quinta-feira, 28 de junho de 2012

PORTUGAL...

Estamos fora do Euro 2012.
Não há vitórias morais é um facto, contudo podemos sair de cabeça levantada. Chegamos mais longe do que eu espararia. Obrigamos a Espanha a jogar no limite, a cometer alguns erros, e com um pouco mais de sorte (quer nos 120 minutos quer nos penaltis) poderíamos estar a preparar o jogo de domingo. Não foi assim, mas poderemos ter ganho embalagem para o futuro. Convém é que não se estrague o trabalho efectuado.Paulo Bento criou uma boa base, um grupo forte e agora há-que preparar o que aí vem, com calma mas ao detalhe. Renovações e revoluções não são necessárias, convém sim fazer uns ajustes. Não devemos cair novamente em alguns erros (como alguns seleccionados que não contam) tipo Ruben Micael, Hugo Viana, etc...Bento deve sim lançar alguns jovens, preparar o presente e o futuro. Juntar alguns jovens de valor a este grupo forte, lutador e humilde. Tem margem de manobra para isso. Está com moral em cima, tem o apoio dos directivos e dos adeptos e tem essencialmente um grupo de qualificação para o Mundial 2014 acessível que lhe permite alguma margem de manobra.
Voltando ao Euro, mais uma vez considero que é e foi um torneio nivelado por baixo, muitas equipas em renovação,com qualidade muito baixa o que me leva o dizer que somos a 3ª melhor selecção Europeia, depois de Espanha e Alemanha. Estes dois foram exactamente os que nos derrotaram (ainda que a Espanha só nos penaltis). De resto, mal ou bem vencemos. Passamos um grupo complicado mas...passámos. Batemos a Dinamarca, a Holanda e a República Checa nos quartos de final. Parece-me normal, há que valorar mas há que reparar que somos melhores. E se apanhassemos uma França, uma Itália, Inglaterra...venceríamos também...estamos um patamar acima. Mas não foi assim, apanhámos Espanha e...estamos eliminados.
Destaques na Equipa Nacional...o primeiro, para mim, é Paulo Bento...conseguiu o que muitos não estavam à espera e criou um grupo e uma equipa com muito bom espírito e essencialmente com muita humildade. Uma equipa que não se põe em bicos de pés quando apanha equipas teoricamente mais fracas mas que não se ajoelha perante os teoricamente mais fortes. A qualidade individual faz o resto. Estes devem ser os principios. Talvez devessemos ser um pouco mais ofensivos mas...espero que isso venha com o tempo e com a confiança que a equipa vai tendo.
No campo, o melhor em todo o Europeu foi Pepe...tremendo...um ou outro erro mas uma forma magnífica...para mim o melhor central do Mundo da actualidade (...há que juntar Piqué e Hummels)...depois mais dois destaques, o inevitável Cristiano Ronaldo mostrou que, juntamente com Messi, é de outro patamar. Todos os outros jogadores no Mundo estão a léguas da qualidade destes 2. Calou muitos dos seus críticos...é o melhor do Mundo e ponto final...
O outro destaque da equipa foi João Moutinho. Excelente, incansavél, a um nível elevadíssimo...nesta forma pode jogar em qualquer equipa do Mundo...(esta maça podre!!!!).
Estamos todos tristes, mais uma vez ficamos perto e nada ganhámos...no entanto há que estar orgulhoso...todos deram tudo e quando assim acontece...Depois da curta "era" Queiroz voltamos a ganhar o respeito de todos e mostrámos que....SOMOS BONS!!!

Sem comentários: