segunda-feira, 23 de maio de 2011

FC PORTO 2010/2011 - Época Mágica


Supertaça, Campeonato Nacional, Liga Europa e Taça de Portugal...as conquistas do Dragão demolidor deste ano. 2011, um ano que vai ficar na história do Futebol Português. Um Treinador jovem, ambicioso, com muita qualidade e ao que parece...Vencedor. Tudo foi estudado ao detalhe e assim...as coisas acontecem, os resultados aparecem.
Quanto ao plantel...fica aqui a minha análise:

***** Falcao e Hulk - Notáveis. Mais palavras para quê? 2 craques em qualquer parte do Mundo...fizeram toda a diferença nas provas que o Porto venceu. Hulk "destruiu" na 1ª volta e Falcao na 2ª...mas ambos sempre em elevada rotação ao longo do ano. As 2 figuras de prôa da equipa.


**** Helton, Guarín e João Moutinho - O guarda-redes Brasileiro fez a sua melhor época de sempre ao serviço do clube. Ao contrário de outros anos não falhou, pelo contrário, foi decisivo. Guarín a surpresa da temporada. Quem diria? Época excelente, com golos, assistências e muita garra. Moutinho a confirmação de um grande talento que estava realmente a começar a "apodrecer" em Alvalade. Mudou para o sítio certo...onde pode ganhar muitos títulos.

*** Rolando, Álvaro Pereira, Sapunaru, Otamendi, Belluschi, James Rodriguez, Varela e Fernando. Os campeões também se fazem assim, com jogadores efectivos, com "jogadores de equipa". Com 3 estrelas coloquei aqui 8 jogadores...importantíssimos nas conquistas azuis e brancas. Rolando sempre no seu registo, sóbrio, eficaz e sempre regular (dificil de encontrar hoje em dia). Álvaro Pereira, lesionado numa parte da temporada voltou a tempo das grandes conquistas. Sempre importante, a defender e a atacar. Sapunaru uma surpresa. Ganhou o lugar ao concorrente directo e teve uma época bem feliz. Otamendi é um valor seguro do clube. Pode-se tornar o próximo patrão da defesa Azul e Branca. Este ano além de sóbrio a defender foi decisivo marcando alguns golos importantes. Belluschi, com um final de época marcado por lesão, efectuou uma grande temporada. Decisivo na 1ª parte da temporada. Varela, quando jogou...marcou , assistiu...excelente...e Português. James Rodriguez pode ser um caso sério...pode render muitos Milhões ao clube. Tem tudo para ser um prodígio. Boa 1ª época para o jovem Colômbiano com o ponto alto ontem, ao fazer um hat-trick na Final da Taça de Portugal. E Fernando. O "Polvo", este ano um "Polvo" diferente mas com a eficácia do costume. Duro, com entrega ao jogo, uma referência para os defesas e os médios da equipa.

** Ruben Micael, Beto, Maicon, Fucile, Walter - Cada um deles com 2 estrelas mas por motivos diferentes. Beto, por exemplo, merece porque quando foi chamado a defender as redes azuis esteve sempre bem. Fez bem o treinador em colocá-lo em certas partidas, dando-lhe confiança e não o deixando "parado". Acredito que seja uma aposta do clube, só tem que ser paciente e continuar a trabalhar, como parece, bem.
Ruben Micael esteve...assim assim...esperava-se mais do Madeirense. Ainda não foi a sua época. Veio do Nacional e a bitola estava bem alta...não se pode dizer que tenha estado mal...mas bem também não...vamos ver para o ano. Fucile perdeu o lugar para Sapunaru. Muito se falou da sua possível saída, e entre lesões, falta de ritmo...e até umas bocas ao treinador "via Twitter"...já lhe vimos fazer melhor. Desiludiu, embora tenha feito um ou outro bom jogo.
Maicon, mau a defender e bom a atacar (bolas paradas é com ele, grande jogo de cabeça). Alternou a titularidade com Otamendi, mas sempre que eram jogos " mais a doer" a opção era sempre o Argentino. Com menos nervosismo e mais concentração...quem sabe...lembro-me de Pepe quando começou a jogar de Dragão ao peito...
Walter, muitos golos para os minutos que jogou...eficente de facto...o seu físico pesado não engana...é um jogador muito preso. Joga num curto espaço de terreno...mal talvez por isso mesmo é um ótimo finalizador...na sua "zona" parece dominar.

* Kiesczek, Emídio Rafael, Sereno, Cristian Rodriguez, Mariano, Souza. O resto do plantel. O Polaco é o terceiro guarda-redes...Rafa lesionou-se 6 meses, Sereno tapou alguns buracos mas sem muita qualidade, Mariano faz número, Souza parecia bom mas andou castigado pelo clube e Cristian Rodriguez deve ter assinado a guia de marcha para sair do clube.

Um elenco de luxo...onde toda a gente puxa para o mesmo lado...a equipa...o principal neste desporto. Sempre com os pés bem assentes no chão, sempre com ambição, o Porto deste ano teve momentos brilhantes e momentos marcantes. Os 5-0 ao Benfica, a celebração do título na Luz (às escuras), a reviravolta na Taça de Portugal (3-1 na Luz), a vitória categórica em Braga que "baixou" completamente os braços ao Benfica, termina a época sem derrotas no Campeonato (só 3 empates), vence a Liga Europa, enfim...uma época notável...a deixar água na boca para o próximo ano, quer internamente quer externamente...com os adeptos a sonharem com a conquista de mais uma Champions.

Sem comentários: