quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Marítimo vs Newcastle

Mais daqui a pouco o Marítimo recebe o Newcastle. À partida diria que seria um jogo de "X2", aposta tipo totobola.
No entanto aposto no "1". Porquê? Não só pela qualidade dos insulares, equipa bem organizada e com alguns argumentos, mas também pelos Magpies não se apresentarem no Barreiros com vários elementos desiquilibradores. A dupla de pontas de lanças, mortíferos, Papiss Cissé e Demba Ba, o criativo e desiquilibrador Ben Arfa e talvez o extremo Jonas Gutierrez não vão participar no jogo desta tarde. São no mínimo 3 baixas significativas o que pode alterar o rumo dos acontecimentos. Assim sendo aposto na vitória dos Portugueses.

CL (dia 1) - SC Braga 0, CFR Cluj 2

Na Pedreira, para meu espanto (e acredito que de muitos), o Braga cedeu perante o Cluj.
0-2, dois golos do ex-bracarense Rafael Bastos.
É certo que ainda só se disputou a 1ª jornada mas acredito que a qualificação para a próxima fase se dificultou, e muito.
Muitos remates e pouca eficácia. Muitos nervos, pouca ponderação. Não foi o Braga do costume. Porquê? Pressão. É a minha explicação.

Mais difícil do que chegar ao topo é conseguir-se manter no topo.


CL (dia 1) - Celtic 0, SL Benfica 0

O Benfica conseguiu um empate a zero no Celtic Park. Conseguiu ou só conseguiu?
Se olharmos para o historial até foi positivo. Sempre que se deslocou aqui o Benfica perdeu. Um empate fora na CL é sempre bom.
Contudo, ao olharmos para o adversário não vemos nada mais do que uma equipa dura, lutadora, que se entrega a cada lance como se fosse o último. Individualmente é fraca, em conjunto é uma equipa média. Por isso mesmo talvez, digo talvez, se exigisse mais aos encarnados.
O "talvez" acima descrito surge porque, sinceramente, não sei o que vale este Benfica. Se calhar até foi um grande resultado. Preocupa de facto fazer Setembro-Janeiro com 3 médios (MATIC-C. MARTINS e AIMAR). Perez está a ser adaptado a "8" mas estas coisas demoram e equipa que "não mexe" no meio campo tem, habitualmente, muitas dificulades em se impôr.
O jogo de ontem mostrou uma equipa de luta, que nunca se escondeu da partida, com uma boa entrega mas assim assemelhou-se ao adversário. A diferença deveria ter sido feita de outra maneira. Com mais posse, com desmarcações, com diagonais. Não se viu nada disso, a excepção foi um lance em que Perez isolou Rodrigo (penalti claríssimo não assinalado).
Resumindo, não se pode dizer que seja um mau resultado mas, penso que não se avizinham momentos brilhantes para o lado da Luz, pelo menos até ao regresso de Luisão e até ao meio campo ser reforçado.

CL (dia 1) - Dinamo Zagreb 0, FC Porto 2

Vitória importante, inteligente e exibição madura do Porto em Zagreb.
No "pós-Hulk" os azuis e brancos controlaram toda a partida. Sabiam das possíveis investidas dos Croatas mas sabiam também que elas não iriam durar muito. Foram controladores e pacientes e, mais minuto menos minuto, sabiam que o adversário iria errar. Aconteceu, naturalmente, e já perto do intervalo Lucho Gonzalez facturou o 1º golo portista na CL deste ano. O Argentino que soube pouco antes da partida começar do falecimento do seu pai.
O 2º golo foi apontado por aquele que viria a ser considerado o melhor jogador em campo, Defour, finalmente a mostrar um nível mais elevado. Um contra-ataque puro quando o Dinamo tentava desesperadamente o empate.
O Porto sofreu, controlou e venceu. Gostei bastante da equipa em campo.
A novidade principal foi Miguel Lopes na lateral direita. Mais um na rampa de lançamento. Se mantiver esta qualidade, esta atitude, esta entrega e esta garra o Porto vai ter mais um grande lateral, pode ser o seu ano de afirmação.
Destaque também, gostei de ver, para o lateral do lado contrário, Alex Sandro. Rápido, com técnica, bom no passe...bom jogador não há dúvida.
No grupo, o que se esperava, venceram nesta 1ª jornada as duas melhores equipas. Porto e PSG, que bateu o Dinamo de Kiev por 4-1, sendo o golo dos Ucrânianos apontado por Miguel Veloso.
Provavelmente, vai ser um passeio a dois.